Está em curso a recuperação do lago junto ao bairro Cidade Nova, onde está localizada uma pequena fonte de água que foi assoreada com o tempo, e algumas plantas exóticas que, somadas ao verão com pouca chuva, quase provocaram a seca total do lago. Melhorar a qualidade hídrica é uma das ações da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), sob a coordenação do biólogo Mauro Elias Flores e da geóloga Silvia Coan. A Secretaria Municipal de Obras tem sido parceira na ação de desassoreamento do lago e recuperação da vertente natural.
A equipe do Meio Ambiente também vistoriou a fonte da Dona Josefina, recanto de memória e história do município de Canoas, e que tem uma contribuição importante no recurso hídrico do Arroio Araçá.
A SMMA planeja ações de recuperação e cuidado com os arroios da cidade, e, para isto, vai trabalhar com a Educação Ambiental. “Vamos elaborar várias ações e jogos educativos para a população, envolvendo o aprendizado lúdico com o manancial de recursos hídricos em nossa Canoas”, relata o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter.