Após período de reabilitação e tratamento, animais atendidos pelo Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) retornaram à natureza. A ação de soltura foi realizada na quarta-feira (13) em uma área verde na Fazenda Guajuviras. Seis corujinhas-do-mato, três caturritas e dois bem-te-vis puderam retornar ao seu habitat natural.
Os animais foram levados ao MiniZoo em períodos e contextos diferentes. As corujas e os bem-te-vis chegaram filhotes e órfãos, o que exigiu um trabalho de readaptação ao ambiente silvestre, com alimentação forçada, para aprenderem a comer e voar, sem a ajuda do ser humano. Já as caturritas já eram jovens, precisando apenas passar por observação.
A veterinária Isadora Favreto destaca os cuidados tomados durante o tratamento dos animais. “Esses silvestres precisaram passar um bom tempo aqui com a gente, fazendo todo aquele trabalho de reabilitação completo. Um cuidado importante que sempre temos é de não acostumar eles com a presença humana, justamente para que consigam sobreviver plenamente no ambiente silvestre”, ressalta.
MiniZoo
O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prioriza a reabilitação e a devolução dos animais silvestres para a natureza. Muitas vezes, eles não têm condições de retornar para seu habitat natural e precisam permanecer no espaço. No caso de encontrar animais silvestres feridos ou em risco, contate a equipe para mais orientações pelo fone/WhatsApp: (51) 99787-1078.