O Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) realizou a soltura de uma gaivota-de-cabeça-cinza (Chroicocephalus cirrocephalus). A ave, originária de regiões aquáticas, foi devolvida à natureza nesta quinta-feira (17), no Rio Jacuí. O animal havia sido resgatado na casa de um morador de Canoas na tarde de quarta-feira (16), sem apresentar problemas físicos.
“Provavelmente a gaivota deve ter chegado em Canoas após se perder de uma rota migratória. Após passar por avaliação clínica e observação de voo, foi constatado que a ave estava apta a voltar à vida livre. Como esse é um animal que habita regiões aquáticas, a soltura teve que ser feita em um local adequado”, explica a veterinária Carolina Depelegrin.
Sobre a espécie
As gaivotas-de-cabeça-cinza medem de 38 a 44 centímetros de comprimento, alimentam-se principalmente de peixes, moluscos, crustáceos e outras criaturas de águas rasas. Podem mergulhar para capturar as presas. A espécie frequenta o litoral de regiões tropicais e subtropicais, ilhas oceânicas, estuários e também águas interiores, como rios e lagos. São encontrados na orla marítima de quase todo o Brasil
MiniZoo trabalha com a reabilitação de animais silvestres
O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, prioriza a reabilitação e a devolução dos animais silvestres para a natureza. Muitas vezes, eles não têm condições de retornar para seu habitat natural e precisam permanecer no espaço. Em 2023, o MiniZoo completou 18 anos de existência, com mais de dez mil animais atendidos.
No caso de encontrar animais silvestres perdidos ou machucados, contate a equipe do Zoológico para mais orientações pelo fone/whatsapp: (51) 99787-1078.