Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Cidadania realiza mais uma edição do Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico). A ação acontece pela manhã, das 9h às 12h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Walter Peracchi de Barcellos. O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza. “Essas informações são utilizadas para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias”, destaca Juliano Gonçalves, secretário da pasta.
O objetivo do programa é incentivar os canoenses em situação de vulnerabilidade social a registrarem ou atualizarem o cadastro, para terem acesso aos programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal. O recadastramento deve ser feito de 2 em 2 anos.
Para fazer a inscrição ou atualização, os canoenses devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, um documento das demais pessoas que residem na mesma casa e comprovante de renda e carteira de trabalho, se tiver.
Podem se inscrever famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. Nesta sexta-feira (15), 50 fichas serão distribuídas. Canoas possui 41.803 famílias inseridas no Cadastro Único.
Entre as ações da Prefeitura de Canoas que exigem o CadÚnico, estão: O Restaurante Popular O Cesta Básica Canoense Oportunidade Canoense Auxílio Canoense Castração de animais Passagem de ônibus para idosos (60-64 anos) Entre outros
Os dados também são utilizados na concessão e manutenção de benefícios, como: Auxílio Brasil Casa Verde Amarela (Minha Casa Minha Vida) Benefício de Prestação Continuada (BPC) Tarifa Social de Energia Elétrica Entre outros