As Secretarias Municipais de Obras e de Serviços Urbanos, além das Subprefeituras fizeram um esforço conjunto para fazer a limpeza das bocas de lobo, recolhimento de árvores caídas e revitalização de estruturas públicas de Canoas. Nessa terça-feira (7), a operação resultou em mais de 30 serviços executados nos quatro quadrantes do município.
Na rua Muck, o esforço contou ainda com a participação de um agente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que acompanhou os agentes do Departamento de Esgoto Pluvial, da Secretaria Municipal de Obras, e fiscalizou a situação documental e estrutural de estabelecimentos ao longo daquele trecho. Foi identificado o despejo irregular de esgoto doméstico na rede de esgoto pluvial o que contribui para o acúmulo de água da chuva na rua.
“Abrimos as bocas de lobo e elas estavam limpas, mas identificamos muita gordura nos canos da rede pluvial. Abrimos as caixas de gordura dos estabelecimentos da rua e vimos que estavam irregulares, obstruindo a rede, e é isso que causa a subida acelerada da água da chuva”, explicou Júlio César Matté, subprefeito Centro.
As várias limpezas também tiveram pontos concentrados, que foram acompanhados pelo secretário-adjunto de Obras, Robson Borges. “Estamos focados na manutenção e conservação de boca de lobo, poços de visitas e limpeza de redes de microdrenagem, para não termos problemas no período mais chuvoso e de acúmulos de água nos trechos mais baixos das vias”, assegurou.
No cruzamento da rua Armando Fajardo com a avenida Farroupilha, a Subprefeitura Nordeste precisou fazer a troca de 25 metros de canos. “Eles estavam completamente obstruídos e foi preciso fazer a troca. Encontramos muitas garrafas pet impedindo o escoamento da água, que é um problema persistente que gera transtorno ao menor sinal de chuva nesse trecho”, contou Marcio Antônio da Silva, subprefeito Noroeste.