Com a proximidade do inverno, é fundamental que as pessoas estejam com seu esquema vacinal em dia. Tanto a vacina da Influenza, quanto a da Covid, protegem dos casos mais graves de doenças respiratórias que, muitas vezes, levam a internações e óbitos. Em um mês de campanha da gripe, apenas 26,47% da população na atual faixa etária vacinável, recebeu a vacina. Em relação à vacinação da Covid, 82,60% dos canoenses estão com a carteira de vacinação completa.
O pneumologista do Hospital Universitário de Canoas (HU), Eduardo Zettler, observa que nas estações mais frias do ano, no Rio Grande do Sul, é tradicional o aumento de casos de doenças respiratórias, seja por vírus, bactérias ou mesmo alergias. As vacinas são as grandes aliadas para evitar estas enfermidades e fazem muita diferença na evolução do quadro de cada paciente. “Graças às vacinas, o número de casos de Covid diminuiu muito”, destaca.
O médico reforça o pedido para que a população não deixe de se vacinar, tanto contra a Covid, quanto contra a gripe. “Principalmente entre os idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, como bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma e outras doenças alérgicas. Também pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer, que são mais suscetíveis.”
Crianças também devem se vacinar
De acordo com Zettler, a vacinação das crianças é fundamental. O médico reforça que os imunizantes são seguros e eficazes e, além de proteger o público infantil, evitam o contágio de doenças respiratórias para seus familiares. Boa alimentação e hidratação, ambientes bem ventilados, higienização frequente das mãos e manter o corpo sempre aquecido são dicas que o especialista dá, para nos protegermos das doenças respiratórias.
Onde se vacinar
O Município oferece todas as doses diariamente, em horários e locais específicos. Acompanhe pelas redes sociais, ou pelo site (canoas.rs.gov.br).