Nova Central de Testagem de Canoas começa a funcionar nesta terça-feira

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

A partir desta terça-feira (11), os canoenses passam a contar com uma nova Central de Testagem para a Covid-19. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ao lado da Central de Vacinas, na Estação Canoas, da Trensurb. Aos sábados, o horário de funcionamento será das 8h às 17h. O horário ampliado vai possibilitar aumento na capacidade de testes. A localização estratégica vai facilitar o acesso para os moradores com suspeita da doença.

Para evitar aglomerações, será montada uma tenda para o acolhimento e a triagem nas proximidades do local, na Praça da Bandeira, em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga. Os pacientes devem se dirigir diretamente para lá, onde farão o cadastro, passam pela avaliação da enfermagem e aguardam o chamado para a coleta na Central. Depois, retornam para a tenda da praça e esperam o resultado, no caso dos testes rápidos.

A nova Central de Testagem conta com cinco salas de coleta e oferece três tipos de testes: teste rápido antígeno (gota de sangue no dedo), RT PCR, (cuja análise é feita em laboratório em até 7 dias) e teste rápido de RT – antígeno, estes dois últimos com o cotonete nasal. Com a inauguração do novo espaço, a Central de Testagem que funcionava na Praça do Avião será desativada.

Na tarde desta segunda-feira, o prefeito Jairo Jorge, conferiu as novas instalações, ao lado do vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques, e dos secretários de Saúde, Maicon Lemos, e Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini. Jairo Jorge enfatizou que a Prefeitura está em alerta com o aumento do número de casos, que, apesar de menor gravidade, exigem reforço das medidas de prevenção. “É preciso manter os cuidados, fazer a vacina e, diante de qualquer sintoma, fazer o teste, só assim conseguiremos vencer a pandemia”, ressaltou o prefeito.

Além do novo espaço, a Prefeitura de Canoas mantém outros quatro centros de testagem em diferentes pontos da cidade, com horários de funcionamento das 8h às 17h. Para fazer o teste em qualquer uma das unidades é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão SUS.

Atendimento
Segundo o secretário de Saúde, Maicon Lemos, devido à grande procura por atendimento, a partir desta semana, será reativada a Tenda Covid, na UPA Carlos Giacomazzi, no Guajuviras. Também será retomado o atendimento exclusivo para pacientes com sintomas gripais na UPA Hugo Simões Lagranha, no Bairro Rio Branco.
Na UPA Giacomazzi, a tenda Covid será reerguida ao lado da unidade. Assim, todos os casos respiratórios serão acolhidos na estrutura externa e, casos não respiratórios, dentro da UPA. O funcion