Desde que deu início aos novos turnos de operação, o Centro Cirúrgico do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, registrou um aumento de 65% em relação à média mensal, considerando números anteriores à pandemia. As cirurgias eletivas foram retomadas em julho pela Prefeitura e a direção da instituição. Em agosto, novos horários foram implementados: noites de segunda a sexta-feira (até a 1h da madrugada) e aos sábados.
O salto foi de 210 procedimentos em março, ápice das internações por Covid-19, para 1.051 em julho. Em agosto, foram 1.323 procedimentos, superando a expectativa inicial de chegar a 1,2 mil por mês.
Até agosto, apenas procedimentos de urgência eram realizados nesses horários, instituídos para dar fluxo à demanda reprimida gerada pela suspensão de eletivas ao longo da pandemia. Para possibilitar a ampliação, foram contratados três anestesistas presenciais, além de uma nova equipe de técnicos com instrumentação cirúrgica. “Assim, os novos turnos se tornam permanentes na instituição, ajudando a dar andamento à fila de espera em Canoas”, explica o diretor-técnico do HNSG, Omar Antônio dos Santos.
Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico Melton Inácio Both oferece uma estrutura completa e preparada para receber diversos tipos de procedimentos, de média e alta complexidade, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. Das oito salas de operação, cinco estão ativas e três foram transformadas em leitos de recuperação, devido à reorganização de alas para atender pacientes da Covid-19 e reformas de infraestrutura. Antes da pandemia e dos novos turnos, o bloco realizava cerca de 800 cirurgias por mês.
Comparativo
Março/2021: 210 cirurgias
Julho/2021: 1.051 cirurgias
Agosto/2021: 1.323 cirurgias
Texto: Assessoria de Imprensa do HNSG