A Guarda Municipal de Canoas deflagrou mais uma Operação Divisas nesta quinta-feira (24), dessa vez, no limite com Porto Alegre. O foco foi a prevenção e repressão a furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas, entre outros delitos. As barreiras, realizadas entre a Avenida Guilherme Schell, em Canoas, e a Rua Hermes da Fonseca, na Capital, ocorreram em parceria com a Guarda Municipal da cidade vizinha. Ao todo, a ação abordou 192 pessoas e 127 veículos, sendo 33 autuados e 13 recolhidos. Também participaram agentes de Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade de Canoas.
Segundo o secretário da Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, a operação busca estimular a integração das guardas municipais no combate ao crime. “Procuramos atuar de forma integrada, tanto com as forças policiais que atuam no município quanto com as guardas dos municípios vizinhos. Com a união de esforços é possível obter melhores resultados”, destacou.
Cercamento eletrônico Além de promover ações ostensivas nos limites com outros municípios, a Secretaria Municipal da Segurança Pública também possui 18 pontos com câmeras de cercamento eletrônico nos locais. O sistema identifica placas de veículos furtados ou roubados, através da base de dados do Detran, e dispara um alerta emitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou a Brigada Militar.
Operação Divisas Iniciada em julho de 2021, a operação busca fortalecer o combate aos crimes praticados nos limites de Canoas com Esteio, Cachoeirinha e Porto Alegre, através da integração entre as guardas municipais.
Dados da operação Canoas Veículos abordados: 42 Veículos recolhidos: 3 Veículos autuados: 3 Total autuações: 18 Veículos regularizados no local: 1 Pessoas abordadas: 68
Dados da operação Porto Alegre Veículos abordados: 85 Veículos recolhidos: 10 Veículos autuados: 30 Total autuações: 30 Pessoas abordadas: 124