A Operação Guarda Municipal Presente da noite da última terça-feira (10) aconteceu em passarelas e praças do município, como nas passarelas da Avenida Santos Ferreira, da Domingos Martins (do Bourbon), da Fundação Cultural, no Calçadão, Praça da Bandeira e Praça do Avião.
O objetivo da iniciativa foi o combate ao roubo de pedestres, assaltos a estabelecimentos comerciais e furto/roubo de veículos. O efetivo empregado foi de 12 guardas.
O secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, afirma que a atuação dos guardas nas operações é baseada em evidências criminais, a partir da inteligência e da qualificação na análise de dados. “A Guarda Municipal de Canoas é, hoje, uma referência do município como uma força de segurança. Estamos conduzindo todo nosso trabalho de forma planejada, estratégica e com uma gestão inteligente, proporcionando mais proteção e segurança aos canoenses”, destaca.
Os dados são do Observatório de Segurança Pública de Canoas, que monitora os índices de criminalidade e identifica os locais e horários com maior incidência de determinados crimes. A Secretaria de Segurança Pública também monitora as demandas da população por meio das redes sociais da Prefeitura, como Facebook e Instagram.
Guarda Municipal Presente A Operação Guarda Municipal Presente é mais uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública de Canoas no enfrentamento ao crime. Lançada em janeiro deste ano, a Operação tem o objetivo de coibir delitos em regiões estratégicas do município, com base em índices criminais, e aumentar a proteção aos canoenses.
As operações acontecem toda a semana, em locais e horários com maiores índices de criminalidade.