Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/11/Derli_Colomo_Junior_0003-3.jpg

Operações Integradas de Segurança chegam a 200ª edição abordando mais de 330 pessoas

Operações Integradas de Segurança chegam a 200ª edição abordando mais de 330 pessoas
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Junior

A Operação Integrada de Segurança Pública chegou à sua 200ª edição em Canoas na quinta-feira (29). A ação contou com integrantes da Guarda Municipal, Fiscalização de Trânsito Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e do Corpo de Bombeiros. O ato de abertura, que ocorreu na praça Lotário Steffens, no bairro Rio Branco, teve a presença do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato.

Durante a 200ª Operação Integrada, as equipes realizaram barreiras e operações de abordagens em locais apontados por análises de inteligência. O modelo de operação, pioneiro no Rio Grande do Sul, é considerado peça fundamental para a grande queda nos índices de violência na cidade. Os números de homicídios, por exemplo, tiveram uma queda de 50,9%.

O prefeito Luiz Carlos Busato ressaltou que a segurança pública é tratada como prioridade desde o começo do seu governo. “Assim que assumimos a Prefeitura, a ideia de comprar viaturas não só para a Guarda Municipal, mas também para ajudar a Brigada Militar e a Polícia Civil, era muito forte e, em 2017, conseguimos concretizar esse sonho. As polícias estavam sedentas por colaboração do Município e nós queremos colaborar, cada vez mais. Esta operação é fruto desta parceria e a queda nos índices de criminalidade comprova que ela funciona”, disse Busato.

O secretário municipal de Segurança Pública e da Cidadania, Alberto Rocha, lembrou ainda que, através de um financiamento junto ao Badesul, Canoas fará, em breve, um investimento de R$ 10 milhões em equipamentos, veículos e armamentos. “A queda nos índices comprova a eficácia da nossa linha de trabalho. Por isso, vamos investir ainda mais na segurança dos canoenses”, concluiu o secretário.

Números

Durante a ação, foram abordadas 332 pessoas, 168 automóveis, 55 motocicletas, 12 veículos recolhidos, 31 Autos de infração de trânsito confeccionados, além de um termo circunstanciado por posse de entorpecentes e duas pessoas presas.

Prisões

As duas prisões efetuadas durante a operação ocorreram na rua Araras, no bairro Harmonia. No momento da abordagem, um dos indivíduos portava arma de fogo, enquanto o outro, que era considerado foragido desde janeiro deste ano, levava consigo uma Carteira Nacional de Habilitação falsificada.

Exemplo para o Estado

Em janeiro de 2017, ao assumir a gestão do município, a administração viu um grande desafio na área da segurança pública, em crise em todo o Estado. Foi então que se desenhou o formato das Operações Integradas de Segurança, envolvendo todas as forças atuantes nos limites de Canoas. A efetividade das ações permitiu prosseguir com o projeto, culminando na realização da 200ª edição.