Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/Reduzidas_20_10_PACTO_PELA_ALFABETIZACAO_Guilherme_Pereira-8.jpg

Pacto pela Alfabetização realiza primeiro Seminário de Práticas Pedagógicas em Canoas

Evento vai até 21 de outubro, com oficinas práticas e teóricas
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

O Programa Pacto pela Alfabetização realizou o primeiro Seminário de Práticas Pedagógicas para professores da Educação Infantil e docentes do 1° e 2° anos, nesta quinta-feira (20), na UniRitter, em Canoas. O objetivo é incentivar o letramento e a alfabetização nas escolas municipais e aumentar o índice de alfabetização até o final de 2023. Atualmente, este índice não chega a 50%.

Entre oficinas e jogos pedagógicos, professores e palestrantes trocaram experiências e relatos vivenciados dentro e fora da sala de aula, que contribuirão para a construção dos saberes e jornada do conhecimento. Para a secretária de Educação, Beth Colombo, o seminário, além de demonstrar o reconhecimento aos alfabetizadores da rede, é uma maneira de proporcionar uma troca que poderá ser levada e aplicada em sala de aula.  “É uma semente plantada aqui que será cultivada depois com os nossos alunos. É nessa fase que eles vão ler, escrever, ver, interpretar e formar opinião própria sobre o mundo ao seu redor”, destaca. 

Conforme a pedagoga e palestrante da oficina de Matemática, Kelly Rebelo, o primeiro papel do professor na educação infantil é instigar e mostrar que trabalhar com o raciocínio lógico e matemática pode ser algo divertido e prazeroso. “Se a criança sair da educação infantil com a sensação do quanto pode ser prazeroso e conseguir linkar o que ela está aprendendo com a vida real, teremos um aprendizado leve, sem sofrimento”, ressalta.  

Sobre a importância de manter o seminário

Desde o surgimento até o momento, o programa já tem refletido resultados positivos em sala de aula. Há quase dois anos de projeto, o seminário é o momento de culminância do processo da alfabetização, onde os educadores da rede municipal realizam trocas de experiências e práticas que deram certo.

Segundo Luana Vieira, que faz parte da Diretoria de Apoio Pedagógico da Secretaria da Educação, além da continuidade do seminário, a pasta pretende realizar mais eventos com oficinas, jogos de inclusão e troca de experiência ao longo de 2023. “Esse diálogo, essa troca, é essencial entre os professores. Esse é objetivo das formações em Canoas, a troca em rede”, afirma. A secretária adjunta de Educação, Cinara Portela, destaca que já é possível ver o reflexo positivo das práticas na educação infantil. “O relato das professoras é que os alunos estão diferentes. Eles já vêm com uma bagagem de motricidade, letramento e leituras”.

Confira o cronograma do Seminário para esta sexta-feira (21)

EMEFs

Local: Universidade UniRitter, Rua Santos Dumont, 888, Bairro Niterói/ Salas – 204A, 205A, 206A e 207A

1° Ano: das 8h30 às 11h30

2° Ano: das 13h30 às 16h30

Escritório de Comunicação PMC

Mais fotos:

[addtoany]