A Secretaria Municipal de Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas celebrou, nesta sexta-feira (20), o Dia de Oxóssi, entidade das religiões de matriz africana também denominado Odé. A homenagem ao orixá protetor da natureza ocorreu na Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura. No sincretismo religioso, Oxóssi, rei das matas e ligado à alimentação farta, é representado por São Sebastião, também celebrado em 20 de janeiro no catolicismo.
Além de oportunizar aos transeuntes do Centro o contato com a divindade, a atividade tem o propósito de promover a diversidade religiosa e desmistificar as impressões negativas muitas vezes impostas aos povos de terreiros. “As comunidades praticantes da Umbanda e do Candomblé ainda sofrem muito preconceito e, por isso, trazemos as suas tradições para a rua, mostrando que trabalhamos exclusivamente para o bem das pessoas”, destacou o secretário Diversidades e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago.
A mensagem foi confirmada pela confeiteira Daiana Gomes, 33 anos, moradora do bairro Mato Grande, que veio ao Centro para uma consulta médica. “Parei aqui porque admiro muito os orixás e sou filha de Iemanjá. Nossa cultura, por algum motivo, passou a discriminar as religiões africanas. Mas nós só praticamos o amor e a caridade”, disse. Ela e a filha Iohana, 13 anos, estudante da escola Martim Lutero, fizeram suas orações, ganharam fitinhas de proteção energizadas com as ervas de Oxóssi e escreveram pedidos ao orixá.