Praça do Avião recebe iluminação especial em alusão ao Setembro Amarelo

Foto: Alisson Moura

Até o final do mês, a Praça do Avião, um dos pontos mais conhecidos de Canoas, estará iluminado em apoio à campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Um ato, realizado na noite desta quarta-feira (23), com a presença do prefeito Jairo Jorge, marcou o início da iluminação especial no local.

Neste ano, as atividades do Setembro Amarelo em Canoas têm como tema “Amar Elo Cura”, escolhido para reforçar que a estratégia de prevenção ao suicídio deve estar associada a elementos como o afeto, a empatia, espaços de escuta e amor ao próximo. O secretário adjunto da Saúde, Luiz Octavio Martins Mendonça, destacou a importância de chamar a atenção da população para o tema. “É necessário falar sobre o suicídio, entender e identificar os sinais, seja na família, no ambiente de trabalho, no convívio social, para que a gente possa enfrentar esse fenômeno, que é um problema de saúde pública”, enfatizou.

As ações do Setembro Amarelo, desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental, receberam neste ano o apoio da OAB – Subseção Canoas, que iluminou a sede da entidade na cor da campanha. “O assunto ainda é um tabu e enfrentamos muitas dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, em razão de preconceitos e falta de informação. A melhor forma de se evitar um suicídio é através do diálogo e de discussões que abordem o problema”, destacou a presidente da OAB Canoas, Ana Mattiello.

Foto: Gustavo Garbino

Escritório de Comunicação - PMC