Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Reduzidas_15_06_DIA_MUNDIAL_DE_CONSCIENIZACAO_DA_VIOLENCIA_CONTRA_IDOSO_Guilherme_Pereira-39.jpg

Prefeito assina edital para projetos voltados ao atendimento para o idoso

Prefeito e secretários participaram da solenidade no Centro de Convivência do Idoso
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques assinou nesta quarta-feira (15), o edital de financiamento de sete projetos através do Fundo do Idoso, gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI). O documento repassa para as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, o valor de R$195.000,00, de doações recebidas através das deduções dos impostos de renda.
A cerimônia ocorreu na sede do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças. Projetos de capacitação para o trabalho formal e informal, terapia (psicológica e ocupacional), equipamentos para instituições de longa permanência para idosos; oficinas de música, dança, ginástica cerebral, arte terapia, tecnologia, inclusão digital via celular, estão contemplados no edital.

Preocupação com a violência
A violência contra idosos é uma realidade e os casos têm aumentado no país. “A prefeitura de Canoas tem um olhar voltado para o social. Os idosos merecem respeito, carinho, amor e cuidados, responsabilidade de todos. Todo idoso foi um jovem ontem e eles ajudaram no desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Edson Oliveira agradeceu o prefeito Nedy de Vargas Marques pela assinatura do edital. “Eu tenho certeza que a prefeitura vai se dedicar muito aos idosos da nossa cidade. Canoas hoje têm um Centro de Convivência para os idosos, que possui vários projetos e oficinais para o bem-estar deles”, salientou.

Atenção ao idoso
A secretária Adjunta do Idoso, Carmen Marin falou da importância da pasta do Idoso no âmbito municipal. “Ontem nós recebemos a informação de que uma idosa estava abandonada numa Unidade Básica de Saúde, nós acionamos a Secretaria de Segurança e imediatamente os familiares foram localizados. O filho veio de Alvorada buscá-la. Esse é o dia a dia da nossa Secretaria”, afirmou. Carmen Marin destacou o trabalho que é realizado no Centro de Convivência do Idoso e pediu para que mais idosos se integrem e participem de projetos e oficinais para combater a violência.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as viaturas dos órgãos de segurança da cidade. Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, o secretário de Segurança, Tenente coronel Marcelo Pitta, o secretário adjunto de Segurança, Igor Sousa, o presidente da Câmara Municipal, Eracildo Guilherme Linck, e membros da Guarda Municipal, Polícia Civil, Bombeiros, Brigada Militar e SAMU.

Escritório de Comunicação - PMC

[addtoany]