Em comemoração aos seus 92 anos, a Associação Pestalozzi de Canoas anunciou nesta terça-feira (23) a criação do Selo Pestalozzi e fez a entrega do 1º Prêmio Destaque Pestalozzi – ambas as distinções são entregues a pessoas físicas e jurídicas que se dedicaram à causa da inclusão de pessoas com deficiência. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara dos Vereadores de Canoas e contou com a presença do prefeito, Luiz Carlos Busato, e da vice, Gisele Uequed.
“Fico feliz de saber que tenho muitos amigos na Pestalozzi. Queremos fazer muito mais do que já fazemos para essa entidade que está inteiramente ligada à história de Canoas. A Pestalozzi é praticamente um braço do poder público atuando na formação da autonomia das pessoas com deficiência, algo tão importante no desenvolvimento delas”, afirmou Busato, que foi um dos agraciados com o prêmio.
A vice-prefeita, Gisele Uequed, também recebeu a distinção da entidade. No seu discurso, ela enalteceu o trabalho da associação. “A Pestalozzi tem uma história linda de atuação social em Canoas. Sabemos do trabalho exemplar que é feito na entidade para incluir e dar autonomia às pessoas com deficiência. Vamos trabalhar para manter viva e presente a atuação da Pestalozzi na cidade”, disse.
Além do prefeito e da vice, outros membros da prefeitura foram condecorados. O troféu foi entregue à secretária da Saúde, Rosa Groenwald, ao secretário do Esporte e Lazer, Roberto Tietz, à secretária do Desenvolvimento Social, Luísa Camargo, ao secretário especial da Juventude, Rubielson Medeiros, ao diretor da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira, ao secretário adjunto da Cultura e do Turismo, Eduardo Quintana, e à diretora de Inclusão da Secretaria da Educação, Renata Flores.
O que é a Associação Pestalozzi
A Escola de Educação Especial Instituto Pestalozzi, em Canoas, oferece atendimento pedagógico especializado a crianças, adolescentes e jovens com deficiência mental de leve à moderada. A proposta de ensino nasceu dos moldes do pensamento da pedagogia social do educador suíço João Henrique Pestalozzi. No início, funcionava como escola-pensionato e, mais tarde, em decorrência das mudanças na legislação, passou a adotar um currículo adaptado de 1ª a 4ª série, equivalente ao oferecido na rede regular de ensino.