Em levantamento feito pela Subprefeitura Sudoeste, são recolhidos aproximadamente 50kg de lixo de cada boca de lobo diariamente, ou seja, uma média de 22.000 Kg, por mês, no quadrante. Ainda conforme a análise, são limpos, em média, 440 bueiros e 60 pontos de vistoria por mês. Para a realização dos trabalhos, são utilizadas uma retroescavadeira e 2 caminhões, além da mão de obra de nove reeducandos do projeto Recomeçar, um encarregado, um operário, e a equipe do gabinete da Subprefeitura.
Especialistas afirmam que o esgoto a céu aberto pode causar diversas doenças como Hepatite A, Leptospirose, Cólera, Amebíase, entre outras. Todos os dias, o lixo que você joga na rua pode ser levado para os esgotos da cidade, entupindo a rede municipal, causando alagamentos e espalhando doenças para os canoenses.
O subprefeito do quadrante Sudoeste, Dj Cabeção, faz um apelo para que o cidadão descarte o seu lixo corretamente. “Estamos todos os dias nas ruas, tentando manter nossa cidade limpa para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos. Mas precisamos que cada um faça a sua parte, descartando o seu lixo de forma correta, e também fazendo uso dos Ecopontos de Canoas”, afirma.
Onde ficam os Ecopontos?
– Ecoponto Guajuviras, Av do Nazário, estrada de Acesso ao Aterro Sanitário;
– Ecoponto Guajuviras, Rua da Esperança, Quadra Q nº19;
– Ecoponto Mathias Velho, Rua Espumoso, 315;
– Ecoponto Niterói, Rua G, 141
– Ecoponto Rio Branco, Rua Hermes da Fonseca, 1770
Descartar lixo de forma irregular é crime
A Prefeitura de Canoas alerta: descartar lixo de forma irregular é crime. As multas estão estipuladas na Lei Municipal 4.980 de 2005. As autuações, que podem ser feitas em flagrante por fiscais da Prefeitura, variam de 50 a 400 URMs, sendo que cada uma vale R$ 3,284. Para denunciar, basta ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), através do telefone: 0800-510-1234