Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Prefeitura.jpeg

Prefeitura de Canoas adota o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) fornecido pelo TRF4

Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mecanismo de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), está sendo instalado, de modo gradual, na Prefeitura de Canoas.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG), a pedido do Gabinete do Prefeito (GP), está a cargo da implantação do novo sistema, em substituição ao Módulo Virtual de Processos (MVP). A migração está dividida por subassuntos e teve início em 11 de novembro. Solicitações de materiais foi a primeira área a ser contemplada.

A responsabilidade pelos trabalhos é dos servidores Eloá Dorneles, Carla Lia Wirti e Cláudio Lopes, em conjunto com a Canoastec. Cedido gratuitamente à administração pública de todo o país, o SEI vem sendo adotado em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas. “A implantação foi planejada com o objetivo de causar o menor impacto possível nas atividades do Município, sendo realizada em subassuntos previamente definidos e acordados com os setores envolvidos no trâmite dos mesmos”, explica a secretária da SMPG, Cristina Santos Tietbohl.

Avaliação positiva
Os processos já abertos, antes da implantação deste subassunto no SEI, seguirão transitando no MVP até sua conclusão ou migração para a nova ferramenta. “O trabalho vem sendo feito por subassunto. Um por vez. A implantação está sendo bem sucedida e bem aceita pelos servidores que já utilizam a ferramenta”, explica a supervisora de projetos do Gabinete do Prefeito (GP), Eloá Dorneles. Os servidores da Prefeitura de Canoas que tiverem dúvidas em relação ao SEI, podem entrar em contato com a equipe técnica e Canoastec, nos ramais 4864, 4865 e 4900.

Busca também por software
Um processo de aquisição de software ERP (Enterprise Resource Planning), que consiste em licença, serviço de implantação, treinamento, manutenção técnica e evolução dos seus módulos, também está sendo conduzido pela SMPG.

A procura pela nova tecnologia busca contratar um sistema adequado ao trabalho dos órgãos da administração direta e indireta. Um dos focos da seleção é a integração de dados. “O recurso permitirá à Administração ter a segurança de que o sistema integrado, a ser formado por módulos, executará as tarefas necessárias com a garantia de integridade dos dados e prestação de contas aos órgãos de controle”, acrescenta a secretária da SMPG, Cristina Santos Tietbohl.