Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/feirao-de-empregos-mathias_reduzidas_gustavo-garbino-5.jpg

Prefeitura de Canoas atua na ampliação de empregos formais

Feirão de Empregos é uma das iniciativas realizadas pela Prefeitura
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino/PMC

Em 2023, Canoas criou um total 3.348 vagas, com 51.425 admissões e 48.077 desligamentos, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado nesta terça-feira (30). Para qualificar ainda mais essa soma e contribuir para a melhora da economia, a Prefeitura promove diferentes ações, como o Feirão de Emprego e o fechamento de novas parcerias.

Somente em janeiro foram realizadas duas edições do Feirão de Emprego, com a oferta de 90 postos de trabalho no total. Os dois eventos tiveram a parceria da rede Fort Atacadista e ocorreram na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), no Centro. A companhia de supermercados integra uma nova parceria acordada com a Prefeitura e contribui para o incremento de trabalhadores no mercado de trabalho. Na próxima semana, haverá mais dois feirões que, juntos, oferecerão 460 possibilidades de emprego. Número que pode ser ampliado até o dia do evento.

Além disso, o Banco de Oportunidades, plataforma com ofertas de trabalho para os canoenses, está com 545 vagas em diferentes segmentos. Desta maneira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI), Marcus Vinicius Machado, prevê que o resultado de 2024 será superior e que isso poderá ser percebido já neste primeiro mês.

O secretário considera que dezembro e janeiro são meses de preparo, em que se reduzem as produções e oportunidades por diferentes razões, como férias e organização interna. “São períodos de readequação e de planejamento nas empresas. Passado este tempo, acreditamos que o número de vagas irá aumentar, dando aos canoenses mais oportunidades para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho”, enfatiza.

De acordo com ele, o primeiro passo para esse aumento é o convênio firmado com o Governo do Estado em busca treinamento, cursos e conhecimento para que as pessoas que buscam colocação estejam mais aptas no processo, pois muitas empresas exigem qualificação para contratar. “Eu vislumbro que 2024 terá um crescimento, nós vamos ter dados considerados exitosos, como foi em 2023”, conclui.

CAGED 2023
Conforme os dados do CAGED, o número de profissionais contratados supera em 4.403 os de 2022. O destaque do ano passado ficou para o setor de serviços, que teve um saldo positivo de 3.176 (26.475 admitidos e 23.299 desligados). A indústria vem na sequência, com 348, 4.577 contratações e 4.229 demissões, seguida do Comércio (13.425 admissões e 13.234 desligamentos).

Texto: Dayane Mascitti e Nathália Ely 
 Edição: Valéria Deluca

 

 

[addtoany]