A Prefeitura de Canoas, atenta às demandas da população, estruturou uma força-tarefa para auxiliar o Corpo de Bombeiros do município no combate a um incêndio no aterro de inertes do Parque Industrial Jorge Lanner. Em reunião no paço municipal, representantes das secretarias de Obras (SMO), Serviços Urbanos (SMSU), do Meio Ambiente (SMMA) e Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) definiram as ações que devem ser realizadas a partir dessa quinta-feira (28).
A Prefeitura vai disponibilizar equipamentos e maquinários, como caminhões, retroescavadeiras e trator-esteira, para auxiliar na contenção do fogo com terra, uma vez que apenas a utilização da água não foi eficaz.
Com causa desconhecida, os focos do incêndio iniciaram na quinta-feira da semana passada (21) e, desde então, se alastraram. No local são depositados resíduos da construção civil há mais de 20 anos, o que resultou em material acumulado.
O Corpo de Bombeiros já realizou o isolamento do local para que o fogo não atinja a vegetação próxima. Não há registro de labaredas, porém há fumaça no local.
Projeto da Prefeitura vai resolver questão histórica
A Prefeitura de Canoas vai implementar no local uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, demolição e volumosos. O trabalho também vai acabar com o passivo de resíduos acumulado no Jorge Lanner nos últimos anos.
A empresa vencedora da licitação também fará a fiscalização do descarte irregular de lixo em Canoas, com fiscais distribuídos nos quatro quadrantes. Além disso, a empresa promoverá a educação ambiental da população.