Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/RED-10-06-25-VISITA-DO-MINISTRO-RUI-COSTA-EM-CANOAS-VINICIUS-MEDEIROS-1.jpg
Habitação e Regularização Fundiária

Prefeitura de Canoas lançará cadastro para dimensionar demanda habitacional

Em cinco empreendimentos financiados com recursos públicos Canoas terá 3,4 mil novas moradias
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Compartilhe

A Prefeitura de Canoas lançará, nas próximas semanas, um novo cadastro para inscrição em programas de moradias populares. O objetivo é atualizar a dimensão da demanda por habitação na cidade, a qual foi acentuada após os danos provocados pela tragédia climática de 2024.

Em etapa posterior, tanto as pessoas que tiveram suas casas destruídas, quanto o público em geral, poderão inscrever-se para concorrer aos imóveis disponibilizados pelos programas administrados pela Prefeitura. Para participar dos programas de caráter social, é imprescindível estar com o Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) atualizado.

Os programas atualmente contam com cerca de 3,4 mil imóveis, com potencial de ampliação no decorrer do cadastro. As inscrições ocorrerão prioritariamente por formulário on-line, cuja forma de acesso será divulgada pela Prefeitura. A data de início das inscrições também será divulgada nos canais oficiais da administração municipal.

Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabiano Siqueira, o último cadastramento havia ocorrido em 2018 e já não demonstra a dimensão do passivo habitacional da cidade. “Além de realocar as famílias que perderam suas casas, este grande movimento irá mostrar com mais precisão quantos canoenses estão a procura da moradia própria através de programas sociais. Desta forma, desenvolver projetos e buscar financiamentos e parcerias”, define Siqueira.