Prefeitura de Canoas promove o II Fórum Paralímpico
Com o objetivo de discutir sobre o panorama das políticas públicas do paradesporto em nível municipal, estadual e federal, a Prefeitura de Canoas, por intermédio da Diretoria da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), promove o II Fórum Paralímpico Municipal. O evento acontece nesta sexta-feira (18), das 18h30 às 22h, no auditório Bruno Rudell (bordô) da Unilasalle, na avenida Victor Barreto, Centro de Canoas.
A programação inicia com a abertura oficial, às 19h. Na sequência, três painéis temáticos e uma mesa redonda que visam refletir sobre os avanços e conquistas do paradesporto dentro do segmento de pessoas com deficiência, além das modalidades disputadas que já são esportes paralímpicos.
Segundo o diretor da Pessoa com Deficiência, Jair Silveira, o Fórum tem o objetivo de avaliar as ações realizadas no paradesporto, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelos atletas. “Teremos palestrantes e painelistas que irão falar sobre suas experiências, conquistas e novos desafios no processo de inclusão no paradesporto. Também contaremos com a participação de profissionais que trabalham na área do esporte e que vão relatar seus trabalhos pela inclusão”, explica. O diretor ainda lembra que, na ocasião, será apresentada a nova composição dos integrantes do Comitê Paralímpico Municipal.
O evento conta com o apoio da Fundação La Salle; da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC); da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS Acessibilidade e Inclusão); e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canoas.
Confira a programação:
18h30 – Credenciamento e coffee break;
19h – Abertura oficial: apresentação do Comitê Paralímpico Municipal;
19h30 – Painel 1: O desenvolvimento do paradesporto no Rio Grande do Sul – ações e incentivos;
20h – Painel 2: Política pública de apoio ao paradesporto em Canoas;
20h30 – Painel 3: Atuação dos treinadores de equipes paralímpicas e profissionais de educação física no desenvolvimento do paradesporto;
21h – Mesa redonda: avanços e desafios no desenvolvimento das modalidades paralímpicas;
22h – Encerramento.