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Prefeitura de Canoas: veja o que fechou e o que teve o funcionamento alterado

Medidas foram tomadas com o objetivo de evitar a exposição da população à pandemia do novo coronavírus; serviços essenciais estão mantidos
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Foto: Vinicius Thormann

Diante da preocupação com a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Canoas tem tomado uma série de medidas para proteger a população e conter o alastramento do vírus. Alguns serviços foram cancelados, outros tiveram alteração nos horários e os essenciais estão mantidos. Veja o que mudou:

Secretaria Municipal da Saúde (SMS) – Ouvidoria

Para proteger profissionais e pacientes, reduzir a aglomeração de pessoas e agilizar os atendimentos, o setor passará a atender somente por telefone. Pacientes que necessitam de informações ou precisam fazer reclamações devem ligar para os telefones 3236-1600, e optar pelos ramais 5023/5028/5019/5011/5071, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A medida não traz prejuízos para pacientes que precisem receber insumos, como fraldas e sondas, já que estes materiais estão sendo entregues nas casas dos cidadãos.

Neste período, o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) altera seu local e horários de atendimento, que passa a ocorrer no Centro de Atendimento Psicossocial da Infância e Juventude (CAPSIJ), na rua Padre Réus, 115, no bairro Mathias Velho. Os atendimentos ocorrerão nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 17 horas.

Central de Atendimento ao Cidadão (CAC)

O atendimento ocorrerá em regime de plantão, apenas nos seguintes casos de saúde: transporte social, equipamentos, negativas de medicamentos, fraldas, curativos, dieta e oxigênio; ou outros como solicitações de imagens de monitoramento, prestação de contas, ligações de água e luz e aberturas de valas.

Os demais atendimentos serão feitos pelos telefones (51) 3236-1086, 3236-1059, 3236-1079 e 3236-1088; ou ainda por meio do WhatsApp (51) 99145-9626.

Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT)

Os sete equipamentos culturais estão fechados com o objetivo de evitar aglomerações: Casa dos Rosa, Antiga Estação de Trem, Biblioteca João Palma, Praça CEU, Praça da Juventude, Hangar Cultural e Villa Mimosa. Além disso, todos os eventos culturais foram cancelados.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE)

Estão suspensos os atendimentos presenciais no Escritório do Empreendedor e no Escritório Regional da Junta Comercial. Deste modo, dúvidas devem ser encaminhadas para garletaline.ee@gmail.com, telefone (51) 98234.2215 com Aline, ou eeprefcanoas@gmail.com, telefone (51) 98274.4421 com Eloisa, das 12h às 18 horas. A abertura de Microempreendedor Individual – MEI –pode ser feita pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br. E outros serviços pelo https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)

Por ser um serviço essencial à população, a SMDS manterá a maioria dos serviços em funcionamento, mas em horário reduzido a partir de segunda-feira (23), das 12h às 18 horas, e com capacidade reduzida pelo afastamento de alguns funcionários por se enquadrarem no grupo de risco. Ficará fechado o Centro de Convivência do Idoso para evitar aglomerações.

O Albergue Municipal está funcionando em capacidade reduzida e atenderá, no máximo, 20 pessoas. A entrega do rancho aos 900 idosos está acontecendo dentro do cronograma.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Conselho Tutelar manterão os serviços à população no horário reduzido, das 12h às 18 horas.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU)

Em cemitérios, durante velórios, o público presente nas capelas deverá corresponder a 30% da capacidade do espaço. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail cemiterios@canoas.rs.gov.br.

Os serviços essenciais da SMSU, como a coleta de lixo, serão mantidos. Temporariamente, não serão realizados atendimentos presenciais. As dúvidas deverão ser direcionadas ao telefone (51) 3425-7611, escolhendo o ramal adequado à informação desejada.

Secretaria Municipal da Fazenda (SMF)

A Fazenda está realizando plantão para atender assuntos prioritários e inadiáveis. Muitos serviços podem ser acessados no portal da Prefeitura de Canoas, e outras orientações por e-mail ou telefone.

Atendimentos presenciais em caso de urgência, das 13h e 15h, na rua Frei Orlando, 68: ITBI – Guias e isenções; IPTU em atraso (somente urgências); atualização de débitos (somente urgências); guias para pagamento de taxas diversas/multas.

Atendimentos através do e-mail smfcanoasprocessos@gmail.com para processos de pagamento de contribuintes, fornecedores e prestadores de serviços, desde que anexos todos os documentos pertinentes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (51) 3425-7610.

Atendimentos através do portal ou e-mail atendimento.fazenda@canoas.rs.gov.br: IPTU em atraso; CND; atualização de débitos; DAM – Taxas diversas, ISS, TFA, multas; emissão de BCI.

Atendimentos através do e-mail plantao.fiscal@canoas.rs.gov.br: Nota Fiscal Eletrônica; atendimentos de plantão fiscal; AIDOF (MEI).

Estão suspensos: IPTU – reclamações/revisões de lançamento; solicitação de Isenção de IPTU; averbação imóveis; identificação de cadastro; alterações cadastrais – endereço correspondência, inclusão de morador/proprietário secundário, metragem de imóveis, etc.

Na Unidade de Liquidação, localizada na avenida Getúlio Vargas, 5001, 2º andar, será mantido o atendimento aos fornecedores para abertura de processos de pagamento, em horário reduzido (das 13h às 15h).

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)

As equipes estão reduzidas e em revezamento. Os atendimentos presenciais, como recebimento de documentos no formato físico, reuniões com empreendedores e consultores, atendimento de dúvidas técnicas e sobre procedimentos administrativos ficam suspensos.

A Secretaria está atendendo por telefone e whatsapp:

Licenciamento Ambiental: (51) 3236-1803;

Fiscalização Ambiental: 3236-1808 ou 99244-8136 ou 3236-1813;

Coleta seletiva: 99221-0320;

Zoológico/Fauna Silvestre: 9 9787-1078.

Os parques municipais Eduardo Gomes e Getúlio Vargas (Capão do Corvo), incluindo a passarela que dá acesso ao ParkShopping Canoas, foram fechados. Nas praças, a Secretaria pede que se evite a visitação e, principalmente, aglomerações. Além disso, está suspensa por 15 dias a fiscalização para autorização de podas e cortes de árvores. Informações podem ser obtidas através do telefone (51) 99230-6904.

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) – Atendimento ao servidor

O atendimento presencial da Central de Atendimento do Servidor (CAS) está suspenso. As demandas deverão ser enviadas para o e-mail atendimentocanoas@gmail.com. Também na Unidade de Ações em Saúde e Segurança do Trabalho o atendimento presencial está temporariamente suspenso, incluindo as perícias médicas, sem qualquer prejuízo ao servidor. As demandas, neste caso, deverão ser encaminhadas para o e-mail usoas.canoas@gmail.com.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SMDUH)

Os atendimentos presenciais no setor de Protocolo estão suspensos. O atendimento seguirá através dos e-mails:

Licenciamento: sussi.cardoso@canoas.rs.gov.br;

Fiscalização: everaldo.santos@canoas.rs.gov.br;

Habitação: minhacasaminhavida@canoas.rs.gov.br;

Regularização fundiária: paulo.pires@canoas.rs.gov.br.

Também é possível obter informações através do telefone (51) 3425-7630.

Secretaria Municipal das Licitações (SML)

A Secretaria reduziu em 60% a aglomeração de servidores públicos no local, os demais trabalham de forma remota e em sistema de rodízio. O horário de atendimento é das 12h às 18 horas. Os credenciamentos presenciais estão cancelados e o cadastro de fornecedores está sendo realizado apenas com agendamento e hora marcada.

Secretaria Municipal da Educação (SME) e de Esporte e Lazer (SMEL)

Escolas e equipamentos esportivos mantêm as atividades suspensas até o dia 1º de abril.

Assessoria de Comunicação