Prefeitura lança segunda edição do programa Canoas Juro Zero dia 24 de janeiro

Foto: Alisson Moura/PMC

Para auxiliar os empreendedores que sofreram com restrições impostas pela pandemia e fomentar a retomada da economia da cidade, a Prefeitura lança, no próximo dia 24, a segunda edição do Canoas Juro Zero. O programa visa facilitar o acesso de microempreendedores individuais (MEI) e microempresas a serviços financeiros, com menor burocracia na liberação de crédito. As inscrições vão de 24 de janeiro a 6 de fevereiro, no site da Prefeitura de Canoas: canoas.rs.gov.br. A meta do projeto é beneficiar até 5 mil empreendedores, que poderão pagar dívidas ou investir no seu negócio.

Segundo o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, o projeto consiste em uma parceria entre a prefeitura com instituições financeiras. “A prefeitura fica encarregada de selecionar os empreendedores que se enquadram na lei e fazer a intermediação junto às instituições de crédito. Sendo concedida a operação por parte da instituição financeira, a prefeitura subsidiará os juros dos empréstimos. Com isso, nosso objetivo é evitar o fechamento de empresas e auxiliar no desenvolvimento econômico de Canoas”, destaca.

O subsídio será destinado a empresas com sede em Canoas, sem restrições de crédito, que possuem, no mínimo, 18 meses de existência e faturamento de até R$ 360 mil por ano. Os contemplados poderão realizar operações de crédito entre R$ 5 mil e R$ 10 mil, com o pagamento a ser feito em até 24 meses, com 60 dias de carência. A Prefeitura de Canoas vai arcar com os juros dos empréstimos dos contemplados.

O proprietário da Louis Hamburgueria, Luis Borges, explica que o programa evitou o fechamento do seu negócio. “O Canoas Juro Zero me ajudou muito, porque a gente sofreu muito sem eventos durante o ápice da pandemia. Eu consegui dar uma desafogada nas contas e tive condições de manter a hamburgueria aberta até os eventos voltarem, porque, sem o programa, eu poderia ter dado adeus ao meu negócio”, ressaltou.

Minimizar os impactos da pandemia
O programa Canoas Juro Zero foi criado em abril de 2021 para auxiliar os empreendedores que sofreram com restrições impostas pela pandemia. Na primeira edição, foram liberados mais de R$ 1,5 milhão aos empreendedores.

Escritório de Comunicação - PMC