A parada do ônibus da Saúde nesta terça-feira (3), em sua passagem pelos bairros de Canoas, foi no Macroquarteirão 4 (MQ4), no Guajuviras. As ações preventivas, que na última semana foram levadas para a Vila Sapo, no Mathias Velho, desembarcaram em meio ao conjunto habitacional das ruas 2 e 7, onde atenderam a população das 9h às 16h. “O atendimento oferecido aqui é aquele que, muitas vezes, é deixado para depois porque a pessoa está envolvida com os afazeres de casa ou não tem com quem deixar os filhos. A ideia é facilitar para que a prevenção seja feita por ser dentro da comunidade”, comentou o prefeito, Luiz Carlos Busato.
Com serviços como consulta odontológica, vacinação, pesagem obrigatória para a manutenção do Bolsa Família e testes rápidos para a confirmação de hepatite B e C, sífilis e HIV, a ação formou filas do lado de fora do ônibus, especialmente de mulheres e crianças. Apesar do movimento, nenhuma delas permaneceu muito tempo no mesmo lugar. “Para mim foi muito rápido. Praticamente nem precisei esperar e fui atendida no que precisava”, disse Maria Carolina de Almeida Silveira, que levou o afilhado Taigor Miguel, de apenas um mês, para orientações sobre vacinas.
A agilidade nos serviços foi além da área da vacinação infantil, o que facilitou com que as famílias utilizassem mais de um atendimento em pouco tempo. Assim foi o caso da Fernanda Silveira, que foi acompanhada das duas filhas, Emile e Ashiley, e passou por avaliação com dentista e instruções sobre o Bolsa Família no CRAS Móvel (Centro de Referência em Assistência Social Móvel), que no local recebeu solicitações de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de inscrições para o Cadastro Único.