Prefeitura na Rua escuta moradores do Bairro Fátima

Foto: Guilherme Pereira

Um total de 210 atendimentos foi registrado na 28ª edição do Prefeitura na Rua. Na manhã deste sábado (6), o programa foi realizado na Rua Dom João Becker, no Parque da Figueira, no Bairro Fátima. Orientações sobre vagas para a Educação Infantil, exames de saúde, regularização da rede de energia elétrica, área coberta para a prática de esportes, entre outras demandas, foram apresentadas pela comunidade ao prefeito, vice-prefeito, secretários e subprefeito da região Sudoeste, Herbert Poersch.

A professora Ione Pinto, 66 anos, foi até o Prefeitura na Rua buscar auxílio para agilizar o acesso do seu neto, de 2 anos, na creche. “Acho muito importante a gente contar com esse canal direto no Prefeitura na Rua. Moro no Bairro Nossa Senhora das Graças, mas, como o meu neto mora aqui no Fátima, aproveitei para vir até aqui pedir essa atenção ao prefeito Jairo Jorge”. Líder da Pastoral da Pessoa Idosa e tesoureira da Associação de Moradores Santa Isabel, a aposentada Onir Soliman foi até o Prefeitura na Rua para encaminhar a confecção de uma nova carteira de identidade junto ao atendimento do Instituto-Geral de Perícias de Canoas.

Onir Soliman participou da programação do Prefeitura na Rua

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou que o Parque das Figueiras deve ser recuperado. “Viemos aqui para ouvir os problemas dos cidadãos. O Prefeitura na Rua possibilita identificarmos o que precisa ser melhorado”. O secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, lembrou de ações que a gestão têm implementado, em especial, para garantir a proteção social da população mais atingida na pandemia. Ele adiantou que, na próxima semana, será lançado o programa Oportunidade Canoense, que vai garantir o repasse de até 10 mil passagens de ônibus para pessoas desempregadas, e destacou o início da obra de recuperação do asfalto na Avenida Boqueirão.

Orientações e retirada de mudas
Durante o Prefeitura na Rua, 26 moradores canoenses aproveitaram para retirar senhas para a confecção da carteira de identidade. Além disso, a comunidade esclareceu dúvidas com o Procon, atualizou o cadastro do CadÚnico, conferiu o brechó da Loja Popular Roupas do Bem, do MACA, e recebeu a doação de mudas de árvores.
A comerciante Marlene de Souza Tamagno, 60 anos, foi até o Prefeitura na Rua pedir atenção para a regularização da energia elétrica na localidade em que reside e agilizar a realização de um exame, que está há mais de ano aguardando a chamada. Além disso, Marlene aproveitou para receber a doação de duas mudas de árvores, bergamoteira e abacateiro, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente.

Marlene Tamagno aproveitou para conversar com o prefeito e levar duas mudas de árvores para casa

Dicas sobre alimentação saudável
Como nos meses de outubro e novembro é feito um alerta para a prevenção do câncer e chama atenção para os cuidados com a saúde das mulheres e dos homens, a Secretaria Municipal da Saúde realiza orientações sobre alimentação saudável para a comunidade. Neste sábado, duas integrantes da equipe da diretoria de Políticas e Ações em Saúde participaram do Prefeitura na Rua.
A nutricionista Ana Paula Frasson, que coordena as políticas de saúde, conversou com a população sobre os segredos para a longevidade. “A casca de cebola, por exemplo, pode ser higienizada e, depois de seca, triturada para ser misturada na comida”. Ela ainda destacou outras dicas de alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Nutricionista Ana Paula Frasson conversa sobre alimentação saudável

Saiba mais
O Prefeitura na Rua acontece, semanalmente, em diferentes regiões do município. Em cada bairro, é montada uma estrutura da administração municipal para atendimento da população. Todas as solicitações, de cada área, são anotadas, protocoladas e encaminhadas para uma conclusão. Para ser atendido, é imprescindível a apresentação de documento com foto e CPF. Todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 são aplicados, obrigatoriamente, nos encontros com a população.

Escritório de Comunicação - PMC