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Prefeitura participa de Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana, na Unisinos

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Foto: Guilherme Pereira - PMC
Na manhã desta sexta-feira (24), ocorreu, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, o Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. Realizado pelo Grupo Editorial Sinos, o evento contou com a presença de autoridades federais e estaduais, entre elas o governador Eduardo Leite. O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, participou do debate em que foram apresentadas as alternativas para construção da ERS 010, ampliação da BR 448 e reforma da BR 116.
Na abertura, o governador lembrou que o Estado aumentou de 2% para 7% o percentual do orçamento para investimento. Mesmo com um crescimento, Eduardo Leite apontou que a capacidade de custear as obras ainda é muito frágil e que há um acúmulo de demandas atrasadas. “Já temos a conclusão do estudo técnico para construção da ERS 010, que servirá de alternativa à BR 116. A obra está prevista em R$ 1,7 bilhão e atenderá 5 milhões de pessoas. Ou seja, temos que acertar no investimento e para isso, um debate como esse e a construção de um projeto coletivo, com a participação dos municípios envolvidos, será fundamental”, frisou.
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, detalhou as conclusões do estudo técnico e apresentou as alternativas viáveis para construção da rodovia estadual ERS 010. Com estimativa de 41 quilômetros de extensão, a nova estrada terá início na cidade de Sapiranga e deverá se conectar a BR 290 (Freeway), com previsão de fluxo diário de 15 mil veículos. “O estudo apontou quatro alternativas de trajetos, cruzando por até nove cidades, e definiu que a opção mais viável é a que passa pelas maiores áreas de vazios urbanos, as quais teriam menos custo de desocupação e desapropriação”, enfatizou.

O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, saudou a construção de uma nova rodovia para a Região Metropolitana, principalmente por criar mais uma opção ao trajeto percorrido na BR 116. “A ERS 010 qualificará ainda mais nosso sistema logístico, porém vamos defender as alternativas que não considerem cruzar por dentro das áreas da nossa Fazenda Guajuviras e do Parque Canoas de Inovação (PCI). Isso traria prejuízos a Canoas, por que afetaria um parque ambiental e poderia até inviabilizar o PCI”, explicou.
Texto: Andrei Fialho – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC