A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Educação, segue com reuniões e atividades do Pacto pela Alfabetização. Durante esta semana, foram realizados diversos encontros com os diretores das Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs) do município, visando continuar os serviços de formação e apresentação do plano de estudo para a comunidade escolar.
O objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância da união de esforços entre docentes e familiares no processo de aprendizagem das crianças. Entre as pautas abordadas, estão a elaboração do plano de ação do pacto, as reuniões de planejamento, a testagem dos resultados e as estratégias a serem usadas para garantir a alfabetização e frequência dos estudantes.
De acordo com a secretária da Educação, Beth Colombo, além de melhorar os indicadores de alfabetização, o programa é uma chance excelente para recuperação do tempo de suspensão das aulas durante a pandemia. “Temos a oportunidade de oferecer aos nossos estudantes uma trajetória escolar satisfatória e contribuir para que eles conquistem um futuro melhor. Contamos com o engajamento de toda a nossa comunidade escolar, com a expectativa de transformar o cenário da educação em Canoas”, ressaltou.
A Secretaria de Educação ainda desenvolveu diversas atividades culturais para alegrar e animar os encontros. Fizeram parte dos eventos atrações como contação de histórias, teatros, música e até um chá com os diretores.
Sobre o Pacto pela Alfabetização O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário.
O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos de gestão do ensino e aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.