“Presença Feminina: Artistas mulheres e o caminho da experimentação” reúne 16 obras na Villa Mimosa

Foto: Guilherme Pereira

Em homenagem aos 10 anos do espaço cultural Casa das Artes Villa Mimosa, que ganhou esse nome em lembrança a antiga moradora, Arminda Genuína Kessler, conhecida como Dona Mimosa, acontece a exposição “Presença Feminina: Artistas mulheres e o caminho da experimentação”. A mostra, inaugurada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 29 de abril, de segunda sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

Com curadoria de Ana Zavadil, a exposição reúne obras de 16 artistas: Adma Corá; Alexandra Eckert; Becca Wiskov; Clara Figueira; Débora Irion; Giovana Hemb; Graça Craidy; Karina Kolowski; Kika Costa; Lisi Wendel; Myra Gonçalves, Neca Lahm, Rosirene Mayer e três canoenses, Lorena Steiner, Sonia Rombaldi e Lorena Steiner. Elas apresentam recentes produções, com destaque para as diferentes técnicas e suportes à figura feminina.

A cerimônia de abertura, realizada nesta terça-feira(8), contou com a participação de oito das 16 artistas que participam da exposição. Também marcaram presença a secretária municipal Adjunta da Cultura, Naligia Alves, a diretora da Cultura, empossada vereadora, Cristina Colares, a Tina, e a gestora da Casa Villa Mimosa, Rosângela Cardoso. Além de convidados das artistas expositoras.

Para a curadora, a exposição tem o propósito de destacar a igualdade e a potência criativa das mulheres. “O lugar das artistas mulheres não pode mais ser negado. A exposição busca mostrar as obras dessas artistas a partir de suas experimentações. Todos os trabalhos nasceram de experimentações individuais, tanto no que diz respeito ao conceito, quanto aos materiais e às técnicas utilizadas”, pontua Ana.

Três canoenses mostram suas obras

Intitulada Sementes II/Signos, a artista visual Zulaine Santos, 70 anos, apresenta um “livro de artista”, que reúne desenhos, pintura e bordado contado o período de gestação do seu primeiro neto, na Exposição Presença Feminina: Artistas mulheres e o caminho da experimentação. Esse é um dos 16 trabalhos expostos para a visitação na Villa Mimosa. “Foi muito especial receber o convite para participar desta exposição em homenagem ao mês da mulher. Ainda mais na Villa Mimosa, um espaço tão importante para nós artistas de Canoas e região”, pontua Zulaine.

Sonia Rombaldi, que também reside em Canoas, apresenta a obra Dualidades na exposição em cartaz na Villa Mimosa. O trabalho, que também é contado através de um “livro de artista”, mistura técnicas de colagem e pintura. “O feminino, mais uma vez deu, o tom para o meu trabalho. É necessário refletirmos sobre o quanto já conseguimos avançar. A força da mulher é inexplicável”, salienta Sonia.

Para a canoense Lorena Steiner, a preocupação ambiental está sempre presente em suas produções. Nesta exposição alusiva ao mês da mulher, ela apresenta a obra Transforme, feita com cápsulas de café e arame sobre a madeira. “Durante cinco anos fui guardando as cápsulas usadas em máquinas de café expresso. Quis mostrar como a gente pode criar uma obra abstrata reciclando”, observa artista. Ela considera um prestígio fazer parte da mostra na Villa Mimosa.

Agende-se

Atividade: “Presença Feminina: Artistas mulheres e o caminho da experimentação”

Quando: Visitação pode ser realizada de 9 de março a 29 de abril

Horário:  segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h30

Local:  Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Shell, 6270, Centro.

Informações e agendamento de grupos: Telefone: (51) 3428-5789.

Entrada: Gratuita

Escritório de Comunicação - PMC