Na tarde de quinta-feira (11), agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade realizaram uma palestra de educação para o trânsito para os alunos das turmas de Jardim I e Jardim II da Escola Municipal de Educação Infantil Vó Picucha. A atividade faz parte da programação de atividades voltadas à Primeira Infância. Entre os principais temas abordados para os pequenos, a importância de, ao atravessar a rua, olhar para os dois lados e sempre tentar fazê-lo em faixas de segurança.
Os agentes também lembraram que crianças menores de 10 anos devem ir sentadas no banco de trás e presas no cinto. Já de 1 a 4 anos de idade, devem ir na cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista. Para os de 4 a 7 anos e meio de idade, é feito o uso de assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança, e andar de bicicleta somente na calçada com a supervisão de um adulto.
O agente de trânsito, Marcos Carus, que atua há 20 anos na área, falou sobre a experiência de levar informação aos pequenos. “As crianças captam bem o que falamos e o bom disso é que levam para casa, passam para os familiares o que aprenderam, e a professora consegue aproveitar esse trabalho em outras atividades, é muito gratificante”.
“Para nós, darmos esses suporte, trazendo incentivo e oferecendo um melhor caminho, com apoio de forma pedagógica, é muito importante”, comenta a diretora da EMEI Vó Picucha, Taís Guimarães, reforçando sobre a importância das ações do mês da Primeira Infância.
O mês da Primeira Infância faz parte da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), o qual prioriza o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. As ações são direcionadas às necessidades dos pequenos, e planejadas em transversalidade por diversas secretarias: Cidadania, Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde, Transportes e Mobilidade.