Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/05/Fachada-Procon.jpeg

Procon Canoas dá dicas e orientações para a Black Friday 2022

Objetivo é garantir que os consumidores adquiram produtos sem ser vítimas de fraudes

Para orientar os canoenses no momento de adquirir produtos na Black Friday, que ocorre nessa sexta-feira (25), o Procon Canoas elaborou algumas dicas para que os consumidores evitem fraudes ou práticas enganosas disfarçadas de descontos. 

Planejamento e comparações 

Fazer uma lista dos itens que deseja adquirir e pesquisar os preços pode fazer muita diferença no valor total. Buscar os valores e condições de pagamento antes da Black Friday, em sites ou em lojas físicas, pode facilitar a comparação de preços e a identificação de descontos reais durante o evento promocional.  Outra dica importante é estipular um teto de gastos para que as compras fiquem dentro do orçamento e não comprometam a vida financeira nos próximos meses. Caso o consumidor identifique a prática enganosa de manipulação de preços durante a Black Friday, ele deve encaminhar a denúncia para a Unidade de Fiscalização do Procon.

Cuidado nas compras online

Verifique se o site é confiável e não clique em links de instituições desconhecidas recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais. Desconfie, pois muitos criminosos criam sites falsos para roubar dados e dinheiro. Pesquise a reputação das lojas na plataforma consumidor.gov.br, ou no site Reclame aqui, para conhecer a avaliação de outros consumidores e a pontuação da loja.

Atenção nas ofertas com preços muito abaixo do mercado 

Ofertas muito tentadoras e com valores muito diferentes de outros estabelecimentos podem ser sinônimo de golpe. Antes de comprar, compare com outros sites ou lojas físicas. 

Prazo de arrependimento de sete dias vale apenas para compras fora do estabelecimento comercial

No caso de compras feitas pela internet ou fora do estabelecimento comercial (telefone, Whatsapp, redes sociais, etc), o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de sete dias, contados a partir da entrega do produto para devolver ao fornecedor. Informe-se sobre as políticas de devolução e de trocas com o fornecedor, pois determinados produtos podem ter restrições ou condições próprias.

Solicite o cupom fiscal, pois ele é seu comprovante de compra

Com a nota fiscal, é possível exigir o cumprimento dos seus direitos, como a garantia e efetuar trocas caso seja necessário. Solicite sempre o cupom fiscal quando realizar compras online ou em lojas físicas e informe seu CPF.

Procon Canoas

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Canoas (Procon Canoas), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, está localizado na Rua General Salustiano, 142, esquina com a Rua Duque de Caxias, Bairro Marechal Rondon.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min. O consumidor pode comparecer na sede do Procon Canoas, portando o RG, CPF, comprovante de residência no próprio nome ou declaração de que reside no local, além dos documentos referentes à reclamação (nota fiscal, contrato, fatura, ordem de serviço, e-mails). Informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3236-2051 e (51) 3236-2052.

Denúncias podem ser realizadas pelo WhatsApp (51) 99149-0991 ou pelo e-mail procon.fiscal@canoas.rs.gov.br.

Fiscalização do Procon Canoas na Black Friday

Nessa sexta-feira (25), equipes do Procon Canoas estarão nas ruas, fiscalizando e acompanhando o evento promocional. 

Escritório de Comunicação PMC