//
Procon de Canoas dá dicas para evitar fraudes na Black Friday
Download Imagem Original
Foto: Procon Canoas/ Divulgação
Considerada a segunda data mais importante para o comércio no Brasil, devido às promoções e aos descontos em lojas físicas e online, a Black Friday, que acontece na última sexta feira do mês de novembro, está no radar do Procon Canoas. Para tanto, o órgão de defesa do consumidor vem estabelecendo ações de pesquisas de preços para garantir que os canoenses não sejam vítimas de golpes e propagandas enganosas. Desde o início da semana, a equipe de fiscalização tem visitado estabelecimentos comerciais com a finalidade de apurar os preços aplicados e assim assegurar que os produtos oferecidos, com alguma vantagem promocional, realmente estejam em oferta.
“A equipe de fiscalização notificou alguns estabelecimentos, para prestar informações referentes ao preço anunciado durante o evento promocional “Black Friday” de alguns produtos (como fogão, máquina de lavar roupas, SmartTV, ventilador, smartphone, dentre outros), para que apresentem comprovante do preço praticado anteriormente a promoção bem como referente aos preços anunciados durante o evento que acontece na sexta feira, dia 29. O Procon faz esse comparativo de valores e, se constatada a prática infrativa, é instaurado um processo administrativo com uma possível penalidade de multa para o comerciante”, explica a diretora do Procon Canoas, Taís Marques. Segundo ela, o consumidor que se sentir lesado ou identificar alguma irregularidade durante a compra, pode fazer uma denúncia ao Procon, para que possam averiguar a situação.
Denúncias
O consumidor pode procurar presencialmente o Procon (Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon) ou fazer a denúncia pelo canal do WhatsApp – (51) 99149-0991. O número não recebe ligações.
Cuidado com armadilhas na Black Friday:
– Ofertas milagrosas
– Maquiagem de preços – falsos descontos
– Sites, páginas e e-mails falsos
– Valor de frete abusivo
– Anúncio de produtos ou serviços indisponíveis
– Mudança de preço no carrinho virtual, ao finalizar a compra
– Pedido cancelado pela empresa, após a finalização da compra
Dicas do Procon
– Evite compras por impulso. Analise o seu orçamento.
– Faça pesquisas. As lojas podem apresentar preços diferentes para os mesmos produtos.
– Nas compras online verifique se os sites são oficiais e confiáveis.
– Solicite sempre a nota fiscal do produto.
– Tenha cuidado ao clicar em links enviados com ofertas. Desconfie sempre quando o preço é muito abaixo do valor de mercado.
Escritório de Comunicação