Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/15_03_PROCON_SEMANA_CONSUMIDOR_Ramiro-Sanchez-4.jpg

Procon de Canoas realiza ações em alusão ao Dia Mundial do Consumidor

Atividades tem como objetivo orientar os consumidores sobre os seus direitos e explicar o funcionamento do órgão
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Nesta quarta-feira (15), data em que se celebra o Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Canoas realizou uma série de ações especiais. Foram dadas orientações para a população, para servidores da prefeitura e alunos da rede municipal. As atividades teve como objetivo orientar os consumidores sobre os seus direitos e explicar o funcionamento do Procon.

“Todos nós somos consumidores. Mas nem todos conhecem os seus direitos enquanto consumidores. Por isso, hoje é uma data extremamente importante para reforçar os serviços oferecidos pelo Procon municipal. Já temos quatro unidades em funcionamento e, em breve, também teremos o Procon Móvel para descentralizar ainda mais os atendimentos”, anunciou o prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques.

A diretora do Procon de Canoas, Tais Marques, comentou sobre as atividades realizadas na data. “Preparamos uma programação muito especial para celebrar o Dia Mundial do Consumidor, com a blitz de conscientização, orientação com as escolas e palestras sobre o Núcleo de Apoio ao Superendividado. Sabemos da importância de reforçar para a população os direitos dos consumidores e reforçar como funcionam os nossos serviços”.

Após o Plano de Modernização Administrativa, realizado pela Prefeitura de Canoas, o Procon passou a integrar a Procuradoria-Geral do Município (PGM). A procuradora adjunta, Laura Vianna, destacou como serão os trabalhos do órgão.“Aproveitamos o dia do consumidor para dar às boas-vindas ao Procon aqui na PGM. Esperamos contribuir para que os números e os resultados sigam ocorrendo com excelência e auxiliando os consumidores canoenses”.

Funcionamento do Procon

O Procon de Canoas fica localizado na Rua General Salustiano, 142 (esquina Duque de Caxias), bairro Marechal Rondon. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. O Procon também pode ser acionado pelo número de WhatsApp (51) 9914-90991.

Durante o ano de 2022, o Procon realizou quase 9 mil atendimentos, com mais de 88% de resolução. Ao todo, foram recolhidos R$2.781.930,42 ao Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC), advindo das multas aplicadas em fornecedores que descumprem o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. De acordo com o próprio Procon, os temas que mais geram reclamações são: assuntos financeiros, produtos e telecomunicações, representando mais de 70% dos casos.

Unidades descentralizadas do Procon

O Procon de Canoas ainda realiza atendimento de forma descentralizada nos bairros, através dos Centros de Acesso aos Direitos (CADs). Os CADs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. É possível realizar contato através dos endereços e telefones abaixo.

CAD Guajuviras
Av. 17 de Abril, 1110, bairro Guajuviras
Fone: (51) 3429-2599
Email: cadguajuviras2022@gmail.com

CAD Mathias Velho
Santa Catarina, 3420, bairro Mathias Velho
Fone: (51) 3464-4151
Email: cadmathiasvelho@gmail.com

CAD Niterói
Barão do Rio Branco, 91, bairro Niterói
Fone: (51) 98255-1832
Email: cadniteroi.canoas@gmail.com

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Revisão: Valéria Deluca – PMC

[addtoany]