Programa Qualifica Canoas vai oferecer 100 vagas para curso gratuito

Curso de montador de equipamentos eletrônicos visa formar mão de obra capacitada para atuar no Parque Canoas de Inovação (PCI)

Foto: Vinicius Thormann

O prefeito Luiz Carlos Busato anunciou, na inauguração do Parque Canoas de Inovação (PCI), na última quinta-feira (22), o lançamento do “Qualifica Canoas”, programa que visa formar mão de obra capacitada para atuar no PCI. O primeiro curso será o de montador de equipamentos eletrônicos, que terá 100 vagas na primeira fase e é oferecido de forma gratuita.

As inscrições serão realizadas entre os dias 10 e 14 de dezembro, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), na rua Dr. Barcelos, 969, Centro. As aulas começam no dia 7 de janeiro de 2019 e vão até 3 de abril. São duas turmas de 25 alunos pelo turno da manhã, das 8h às 12h, e duas turmas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, totalizando 240 horas/aula. O curso está dividido em três módulos, que devem abordar conhecimentos básicos e específicos e aulas práticas.

Quem pode se inscrever?

A diretora de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional da Prefeitura de Canoas, Carmen Marin, explica que os candidatos devem preencher alguns pré-requisitos, que são: residir em Canoas, ter ensino médio completo, ter pelo menos 18 anos de idade e ter cadastro no Banco de Oportunidades, que pode ser feito pelo site da prefeitura ou de maneira presencial, na sede da SMDE. “Caso o número de inscritos ultrapasse as 100 vagas, será realizado um sorteio público para definir os beneficiados”, destaca Carmen.

O secretário da SMDE, Airton Souza, afirma que, pela especificidade das empresas do PCI, que são voltadas para o segmento de eletroeletrônicos, tecnologia da informação, automação e controle para desenvolver produtos e serviços de inovação, a preocupação do Executivo Municipal é com a qualificação da mão de obra, pois a prioridade será empregar trabalhadores de Canoas.

“Dentro da nossa política de desenvolvimento econômico, geração de renda e emprego, a nossa prioridade é que as vagas de emprego sejam ocupadas por canoenses. Por isso, a preocupação com a qualificação desses trabalhadores, uma vez que as funções desempenhadas no PCI estão voltadas para a pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, salienta o secretário.

Mais 50 vagas no ano que vem

O curso será desenvolvido pelo Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC), localizado na avenida Antônio Frederico Ozanan, 2019, bairro Brigadeira. A segunda fase contará com mais 50 vagas para aulas que devem iniciar em abril do próximo ano. Os interessados que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a diretora Carmen pelo telefone: (51) 3425-7614.

Confira a documentação necessária

Cópia do certificado do ensino médio completo ou conclusão até o final de dezembro de 2018;

RG – para confirmação de idade mínima de 18 anos;

Comprovante de residência em Canoas;

Cadastro no Banco de Oportunidades de Canoas;

Preenchimento da ficha de inscrição na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na rua Dr. Barcelos, 969, Centro.