Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/25.09.25-SUS-GAUCHO-PALACIO-PIRATINI-KELVIN-OLIVEIRA-02037.jpg
Saúde

Programa SUS Gaúcho prevê investimentos nos municípios

Município de Canoas será contemplado em áreas como redução de filas e fortalecimento de Emergências
Download Imagem Original

Foto: Kelvin Oliveira

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

O governo do Estado lançou na quinta-feira (25), no Palácio Piratini, o SUS Gaúcho. O programa prevê investimentos adicionais de R$ 267,7 milhões na saúde ainda em 2025, voltados principalmente à redução das filas de consultas e cirurgias, ao fortalecimento do atendimento de urgência e emergência, ao transporte de pacientes e à ampliação de ações em saúde mental e reabilitação física.

Segundo o governo estadual, a meta é reduzir em 70% as maiores filas de pacientes que aguardam por cirurgias e consultas eletivas até o final do ano. Para 2026, a previsão é que o acréscimo de recursos chegue a R$ 758 milhões, garantindo a continuidade das estratégias e o aporte de incentivo para a linha materno-infantil.

O programa também prevê incentivos para hospitais municipais e de pequeno porte, reforço ao Programa Assistir, regionalização da rede e a implementação de uma fila única baseada em critérios técnicos, assegurando transparência no acesso aos serviços.

A secretária municipal da Saúde de Canoas, Ana Boll, também reforçou a importância do anúncio. “Esse investimento representa um avanço muito importante, especialmente em áreas sensíveis como a redução das filas de espera. Embora ainda não haja definição de valores individualizados para cada município, sabemos que os recursos irão contribuir para melhorar o acesso da população e dar mais resolutividade aos serviços de saúde”, destacou.