Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/RED-08-10-25-PICNIC-NO-CAPAO-DO-CORVO-DA-EMEF-EDGAR-FONTOURA-BRUNA-OURIQUE-35.jpg
Educação

Programa Tempo de Cuidar representa Canoas em Congresso Internacional de Saúde Mental

Trabalho é apresentado em evento que reúne especialistas de diversos países em Florianópolis
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

O Programa Tempo de Cuidar está participando do III Congresso Internacional de Saúde Mental, que ocorre nesta segunda (21) e terça-feira (22), em Florianópolis (SC). O evento reúne profissionais e pesquisadores de todo o mundo para debater práticas e estratégias voltadas à promoção da saúde mental.

A iniciativa teve um trabalho selecionado para apresentação no Congresso, com o tema “A elaboração do luto com crianças”. A proposta aborda uma das frentes de atuação do Tempo de Cuidar, o acolhimento e o cuidado emocional de estudantes que vivenciam situações de perda.

Segundo o gestor do programa, Cleber Melo da Silva, e a psicóloga da SME, Letiele dos Santos Massaroli, o estudo destaca a importância de oferecer um espaço de escuta e expressão para as crianças. O trabalho é fundamentado na literatura infantil, especialmente no momento da hora do conto, como ferramenta pedagógica e emocional.

“Através das histórias, as crianças conseguem verbalizar suas emoções, expressar dúvidas e manifestar a tristeza. Esse processo permite que o luto seja elaborado de forma saudável, com acolhimento e sensibilidade”, explica Cleber.

Programa Tempo de Cuidar
O Programa Tempo de Cuidar foi criado em 2023 pela Secretaria Municipal da Educação como uma resposta institucional e estruturada às situações de violência escolar e às demandas de promoção da saúde mental nas escolas da rede municipal. Ele tem como objetivo garantir um ambiente escolar seguro, saudável, protetivo e promotor de direitos, atuando especialmente na educação infantil e no ensino fundamental. O Programa adota uma abordagem integrada, envolvendo gestores, professores, estudantes e famílias, para que todos participem ativamente da construção de uma cultura de paz e respeito no espaço escolar

Baseado em fundamentos da Psicologia Positiva, da Comunicação Não Violenta e das Práticas Restaurativas, o Tempo de Cuidar promove ações como oficinas, formações, palestras e rodas de conversa sobre temas como bullying, cyberbullying, autocuidado e desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Além disso, oferece assessoria e orientação às escolas, dispondo de um manual de fluxos que define protocolos para o acolhimento e encaminhamento de casos de violência. Assim, o Programa fortalece o papel das escolas como espaços de acolhimento, diálogo e prevenção, contribuindo para a construção de relações mais empáticas e saudáveis entre toda a comunidade escolar.

Texto: Anna Júlia Castro