Levar carinho aos pacientes, através da música cantada por crianças para amenizar qualquer sentimento de dor e impotência, oferecendo alegria, conforto, esperança e principalmente a vontade de lutar pelo reestabelecimento da saúde. Esse é o objetivo do projeto “Canoas + Amor”, criado pela Prefeitura de Canoas, por meio do Escritório de Projetos, que neste sábado (26), visitará os Hospitais Nossa Senhora das Graças e Universitário – ULBRA.
Uma vez por mês, a Prefeitura em parceria com a Escola de Violão Charles Daniel – Presença de Palco Solidária de Estância Velha irá realizar apresentações em 2 ou 3 unidades de saúde de Canoas, entre hospitais, clínicas de recuperação, clínicas de reestabelecimento, APAE, instituição de idosos, abrigos, lares, entre outras organizações.
A diretora de projetos especiais do Escritório de Projetos, Eliane dos Passos, chama a atenção para a importância da música na recuperação de doentes. “Levar a música ao hospital é uma ação que aumenta a motivação, autoestima e tira o foco patológico dos pacientes quando eles são envolvidos pela ação”, destacou.
O projeto acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Educação. Todos os protocolos de segurança e sanitários em função da pandemia serão seguidos.
ONDE: 8h: Hospital Nossa Senhora das Graças 9h: Hospital Universitário
BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA: – Estimula o aprendizado e ativa a memória; – Alivia dores de cabeça e dores crônicas como as do Câncer; – Libera dopamina, aumentando a sensação de relaxamento e bem-estar; – Reduz a ansiedade e a angústia; – Auxilia no controle de sintomas de doenças mentais e neurológicas; – Baixa a pressão arterial e os batimentos cardíacos, entre outras..