Alunos das turmas de 6° e 7° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Max Oderich, no Bairro Harmonia, participaram de um bate-papo educativo da Ronda Escolar. O projeto da Guarda Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, foi realizado nesta segunda (9) e terça-feira (10). Desde março, já foram realizadas 27 palestras para conscientizar a comunidade escolar, além das rondas periódicas em frente das instituições de ensino municipal.
Temas como direitos e deveres, segurança escolar, bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras questões, são abordados pelo trabalho da Ronda Escolar. Conforme o guarda municipal Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, que atua há 18 anos como servidor, as palestras trabalham três eixos principais: Direitos e Deveres, Prevenção à Violência e Orientação para os Valores. “Alertamos os alunos para a necessidade de prevenção ao bullying, brigas verbais ou físicas e para outros conflitos que possam trazer prejuízo para o ambiente escolar”, destaca Gonzaga.
A Secretaria de Segurança Pública também retomou o Registro de Ocorrências de Violência da Escola (Rove). O objetivo do sistema é identificar as características das violências junto às escolas de Ensino Fundamental da rede pública, para que seja possível desenvolver ações e políticas públicas de prevenção às violências no ambiente escolar. O sistema de acompanhamento faz parte do Programa Canoas Cidade do Cuidado, que inclui mecanismos de prevenção e acolhimento às crianças e adolescentes que se encontram envolvidos, de qualquer forma, em situações de conflito.