A campanha de vacinação contra a gripe em Canoas já imunizou 26.957 pessoas. Deste total, 32,85% das doses foram aplicadas em idosos de 60 anos ou mais. A imunização, iniciada em 10 de abril, segue em todas as unidades de saúde (UBS) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
A enfermeira Luciane Godoi, da Diretoria de Imunologia da SMS, reforça a importância da imunização contra o vírus, em especial nas crianças de 6 meses até 6 anos incompletos. “O Vírus Sincicial Respiratório é uma das principais causas de infecções respiratórias em crianças, sendo responsável por causar algumas síndromes clínicas frequentes, tais como pneumonia e bronquiolite. Por conta disso,a vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza do tipo B acaba sendo a forma mais eficiente e eficaz de combater e prevenir as piores formas de infecções respiratórias neste público”, alertou.
Vale lembrar que a vacina disponibilizada, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é segura e foi amplamente testada por diversos laboratórios.
Quem pode se vacinar?
O público alvo neste primeiro momento está previsto em pouco mais de 140 mil pessoas. Podem se vacinar: crianças (dos seis meses aos seis anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o nascimento da criança), idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
O Dia D contra a Gripe será no dia 6 de maio, sábado. Os locais e horários serão divulgados em breve pela Secretaria de Saúde.
Texto – Everton Calbar – PMC
Edição – Carina Jung – PMC