Quase 90% do material recolhido pelo Mutirão de Limpeza neste sábado era lixo descartado irregularmente

Lixo descartado irregularmente nas ruas da cidade devem ser destinados aos ecopontos de Canoas

Foto: Jader Rodrigues

O sábado (9) foi dia de dar continuidade aos trabalhos diários do Mutirão de Limpeza. As equipes da Prefeitura recolherem 378 toneladas de resíduos, em 48 cargas, na região Noroeste e numa pequena parte do Centro. Aproximadamente 90% são lixos oriundos de descarte irregular e 10% de vegetação do temporal de 16 de janeiro. A ação ocorreu das 8h às 15h e foi coordenada pelo Gabinete do Prefeito, envolvendo as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Durante os trabalhos, foram recolhidas, pelo menos, oito cargas só de lixo orgânico, além de muitos restos de móveis. “Pedimos para que a população se conscientize e não descarte os lixos nas ruas, beiras das avenidas, na frente das residências. Temos cinco ecopontos espalhados pela cidade. Então, procurem o local adequado, porque é a própria população que se prejudica”, salientou Márcio Bittencourt, secretário especial de gabinete.

Desde que a força-tarefa começou, em 26 de fevereiro, até este sábado, foram retiradas das ruas do município 960 cargas, totalizando mais de sete mil toneladas de resíduos. Só na última semana, as equipes recolheram 3,2 mil toneladas de entulhos. As próximas ações continuam no início da semana. Segunda-feira (11), as regiões Nordeste e Sudeste seguem contempladas com as equipes de limpeza.

Subprefeitura Noroeste também realizou iniciativa de limpeza neste sábado

Simultaneamente ao Mutirão de Limpeza, as equipes da Subprefeitura Noroeste também atuaram numa operação de retirada de galhos, entulhos e lixos nos bairros Harmonia e Mathias Velho. Foram seis cargas, totalizando 31 toneladas de materiais recolhidos. Na segunda-feira (11), acontecerá nova ação, das 8h30 até às 17h, nos mesmos bairros.

Ecopontos

Canoas possui cinco ecopontos distribuídos pela cidade, que funcionam diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O Ecoponto Niterói abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.

Neles, os canoenses podem descartar restos de obras, móveis, madeira, papel, papelão, vidro, eletroeletrônicos e plásticos. Não é permitido colocar lixo orgânico, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes ou LED, tampouco latas com restos de tinta, solventes e impermeabilizantes.

Confira abaixo os endereços:

Ecoponto Nazário: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança: Avenida Esperança, 1346 – bairro Igara
Ecoponto Espumoso: Rua Espumoso, 315 – bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói: Rua Paulo Fonteles 1560 – bairro Niterói.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes