A Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT) promove, nos dias 17 e 18 de agosto, um passeio a pé para valorizar o patrimônio cultural de Canoas. A atividade “Registrando Canoas” é uma jornada fotográfica pelos espaços históricos da região central da cidade, e faz parte das comemorações ao Dia do Patrimônio, que rememora o nascimento do primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Rodrigo Melo Franco de Andrade.
O roteiro do passeio começa às 14h na Casa das Artes Villa Mimosa (avenida Guilherme Schell, 6270), onde os participantes receberão uma breve instrução sobre os fundamentos da fotografia com o profissional João Machado. Logo após, as turmas partem para fazer os seus próprios registros pelos pontos selecionados. A jornada conta com uma visita mediada pelas exposições da Casa dos Rosa, passa pela Igreja Matriz, Praça da Bandeira, Prefeitura Municipal, Praça da Emancipação, e termina às 17h em uma roda de conversa sobre a importância da aviação no município, com a participação de membros da Base Aérea, na Praça Santos Dumont (Praça do Avião).
Para participar, não é necessário levar equipamento fotográfico profissional: até mesmo o celular pode ser utilizado, tanto para as instruções quanto durante o passeio. O objetivo da atividade é reforçar a identidade da cidade a partir do reconhecimento ao seu patrimônio cultural.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de agosto pelo e-mail marcelo.garcia@canoas.rs.gov.br. Serão duas turmas de até 30 pessoas, com idade mínima de 18 anos. Menores podem participar acompanhados de um responsável. Cada participante receberá certificado de três horas de atividades complementares.