Dentro da programação do Setembro Amarelo, profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) participaram de roda de conversa com a comunidade do bairro Guajuviras na tarde desta quarta-feira (22). O encontro, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, abordou o tema da valorização à vida junto a pacientes do posto de saúde CAIC.
A ideia foi demonstrar, a partir de um bate-papo e atividades interativas, a importância de buscar apoio quando se está enfrentando algum problema e que existe uma rede de assistência no município que funciona de portas abertas para acolher quem precisa. “Esse é um assunto muito importante, pois temos muitos pacientes depressivos, com problemas de autoestima”, salientou a coordenadora do Grupo da Amizade, que reúne, desde 2013, pacientes e profissionais de saúde do CAIC.
Setembro Amarelo
Neste ano, as atividades da campanha Setembro Amarelo em Canoas têm como tema “Amar Elo Cura”. A ideia foi reforçar que a estratégia de prevenção ao suicídio deve estar combinada ao afeto, empatia, escuta e, principalmente, amor ao próximo. Dentro das ações, a Prefeitura retomou os trabalhos do Comitê Canoense de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio, sob a coordenação da Secretaria da Saúde, por meio da Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental e da Diretoria de Vigilância em Saúde. Em decorrência do aumento do número de casos de suicídio e de tentativas, sobretudo entre os jovens e idosos, essa medida vem para fortalecer o planejamento, a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento do problema.
Rede de atendimento
Canoas conta com uma estrutura de cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Três deles possuem atendimento 24 horas e um é dedicado, exclusivamente, a crianças e adolescentes. Todos funcionam com o sistema de portas abertas, o que significa que qualquer pessoa que sinta necessidade pode buscar acolhimento nos serviços.
CAPS II Novos Tempos: Rua São Caetano, 102, Bairro Marechal Rondon. Atendimento: segunda a sexta-feira, 8h às 18h
CAPS AD III Amanhecer: Rua 15 de Novembro, 82, Bairro Nossa Senhora das Graças. Atendimento: 24 horas
CAPS AD III Travessia: Rua Sepé Tiaraju, 116, Centro. Atendimento: 24 horas
CAPS III Recanto dos Girassóis: Rua Frederico Guilherme Ludwig, 180, Centro. Atendimento: 24 horas
CAPSi Arco-Íris: Rua Major Ernesto Wittrock, 51, Centro. Atendimento: segunda a sexta-feira, 8h às 18h