Com o anúncio do Governo do Estado que determina o retorno presencial obrigatório das aulas a todas as redes de ensino, a Prefeitura de Canoas vem preparando o ambiente escolar para receber as crianças. Entre as iniciativas, a Ronda Escolar, da Guarda Municipal.
A Ronda Escolar já estava ocorrendo desde o início das aulas, que estavam acontecendo de forma híbrida. Até o momento, o Ensino Fundamental contava com a volta de 71,5% dos alunos e o Ensino Infantil com 59,70%. Com a perspectiva de um retorno de quase 100% dos alunos, a Guarda Municipal já se prepara para atender a demanda.
Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o projeto conta com uma série de atividades, como palestras e oficinas, que serão retomadas no próximo ano. A formatação das ações acontece a partir da realidade e do contexto social de cada instituição de ensino.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o objetivo é realizar um atendimento especializado para prevenir todos os tipos de violências e reduzir os conflitos no âmbito escolar. Para isso, em fevereiro deste ano, os guardas receberam um treinamento, a fim de qualificar o atendimento aos alunos, professores e demais profissionais da educação.
“Um dos objetivos da Secretaria é a prevenção às violências nas famílias e nas escolas, com foco na educação socioemocional, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais”, afirma Wendt.
Registro de Ocorrência de Violência na Escola
A Secretaria de Segurança Pública também retomou o Registro de Ocorrências de Violência da Escola (Rove). O objetivo do sistema é identificar as características das violências junto às escolas de ensino fundamental da rede pública, para que seja possível desenvolver ações e políticas públicas de prevenção às violências no ambiente escolar.