Sancionada lei que facilita a implantação da internet 5G em Canoas

A internet 5G é dez vezes mais veloz que a atual 4G, gerando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis para os canoenses

Foto: Alisson Moura

O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, sancionou, na manhã desta sexta-feira (30), a lei municipal que trata sobre a implantação da internet 5G na cidade.

Com a lei, é facilitado o licenciamento de instalação de antenas da tecnologia em espaços públicos, permitindo que placas de rua e paradas de ônibus sejam utilizadas como suporte dos transmissores do sinal. A medida é necessária para garantir o avanço do 5G, que depende de mais antenas, uma vez que as ondas do 5G são mais curtas que as do 4G.

“A chegada desta tecnologia é fundamental para Canoas, pois cria infinitas possibilidades. Poderemos ampliar, por exemplo, a qualidade do ensino das nossas escolas, avançar na melhoria da rede de saúde, qualificar o nosso transporte público e fomentar a atração de novos investimentos. É mais um exemplo que mostra que estamos avançando, cada vez mais, como uma cidade moderna e que pensa no futuro”, destaca o prefeito Nedy.

Mercados do futuro

A nível de comparação, a internet 5G é dez vezes mais veloz que a atual 4G, o que vai gerar uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis para os canoenses.

Além da internet, a tecnologia vai pôr em prática o conceito de cidades inteligentes e permitir a expansão de novos mercados do futuro, como é o caso da indústria 4.0, a agricultura de precisão e os carros autônomos, que poderão ser integrados por meio da rede, por exemplo.

“Com a sanção, Canoas terá um facilitador e um grande diferencial, tendo prioridade na implantação da tecnologia, em virtude da celeridade que será gerada”, completa Ângela Amaral, secretária adjunta do Escritório de Projetos (Epro).

Até a presente data, apenas a capital Porto Alegre possui sinal 5G disponível para a população no RS. Conforme cronograma previsto em edital do governo federal, a tecnologia 5G está prevista para cidades  de 200 mil habitantes ou mais somente a partir de 30 junho de 2023. Porém, ao se adiantar em atualizar a legislação municipal, Canoas poderá ter prioridade na implantação do 5G.

Escritório de Comunicação PMC