A construção de políticas públicas articuladas para fortalecer o cuidado compartilhado na rede de atendimento de Canoas foi o tema central do 1° Encontro de Saúde Mental e o Cuidado em Rede, realizado na tarde de quinta-feira (12). O evento, promovido pela Diretoria de Políticas e Ações de Saúde Mental (DPASM), no auditório do Canoasprev, reuniu profissionais das secretarias municipais da Saúde e da Cidadania, em um diálogo intersetorial.
O objetivo foi promover a integração e articulação entre os serviços de saúde e de assistência social, que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo o diretor da DPASM, Marcos Ronchetti Filho, a ideia é construir políticas públicas articuladas e promover o cuidado compartilhado.
No encontro, houve a apresentação dos equipamentos de Saúde Mental de Canoas, suas especificidades, público-alvo, atendimentos ofertados e o papel desses equipamentos na rede de proteção aos cidadãos. “Buscamos estreitar laços e fazer com que a Secretaria de Cidadania e a Secretaria da Saúde trabalhem de forma mais articulada e integrada para fortalecer o cuidado compartilhado”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Luiz Octávio Mendonça.
Aperfeiçoamento da rede de proteção
Na abertura do evento, o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, destacou que os serviços da rede estão passando por mudanças na parte física, composição das equipes e reestruturação nos fluxos de atendimento. “Nós temos o grande desafio, que é o de atender a população que está sofrendo neste momento com os efeitos da pandemia”, salientou.