Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/medalha-zumbi-dos-palmares_reduzidas_gustavo-garbino-30.jpg

Secretaria de Igualdade Racial recebe o prêmio Zumbi dos Palmares do parlamento gaúcho

Vencedora na categoria política, Ednea Paim dividiu a honraria com a equipe da Secretaria Municipal Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes
Download Imagem Original

Foto: Gustavo Garbino

No Mês da Consciência Negra, as políticas públicas de valorização da comunidade afro-brasileira desenvolvidas em Canoas ganham destaque em âmbito estadual. Nesta quarta-feira (16), a secretária municipal adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednea Paim, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A distinção foi entregue por um grupo de deputados estaduais durante a sessão solene alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra, no Plenário 20 de Setembro.

Concebido como um tributo ao líder do Quilombo dos Palmares (1580-1710), ícone da luta pela liberdade dos negros escravizados no país, o prêmio é composto pela Medalha Zumbi dos Palmares e por um certificado de reconhecimento do parlamento gaúcho. O propósito é o de homenagear personalidades ou entidades com atuação destacada em ações afirmativas e no combate ao preconceito racial.

Vencedora na categoria política, Ednea Paim dividiu a honraria com a equipe da secretaria, fundamental para a implantação das ações em favor da igualdade racial em Canoas. Entre as políticas desenvolvidas, destaca-se a mobilização para criação da Lei nº 6.580, de 10 de agosto de 2022, que instituiu o Dia Municipal dos Lanceiros Negros na cidade, destacando a participação dos negros na Revolução Farroupilha. A partir da lei, houve o reconhecimento da tropa na Semana Farroupilha do município, que pela primeira vez contou com um piquete exclusivo e o desfile dos Lanceiros Negros.

Outro passo importante ocorreu em maio deste ano. A secretária liderou a adesão de Canoas ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), órgão do governo federal que organiza, articula e oferece suporte à implantação de políticas públicas específicas voltadas à comunidade negra. Como reflexo, aconteceu nos últimos dias 7 e 8 de novembro, uma capacitação inédita do Sinapir na Prefeitura de Canoas, com a elaboração de diagnóstico e de editais para igualdade racial.

Em benefício das 20 famílias residentes no Quilombo Chácara das Rosas, em Canoas, a secretaria viabilizou um curso de panificação e confeitaria realizado em outubro passado nas dependências do Complexo Penitenciário de Canoas (Pecam), com foco no empreendedorismo. Oferecido também a imigrantes, representantes dessas comunidades receberam aulas com apenados que já são padeiros formados, proporcionando uma nova fonte de renda.

Também contou para a indicação ao prêmio a realização da segunda edição da celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, realizada no dia 23 de julho de 2022, juntamente com a promoção da Feira Feminina de Afroempreendedorismo em Canoas. A data é reconhecida pela ONU e marca a denúncia do racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, não só nas Américas, mas também em todo o mundo.

“A maior satisfação não é pessoal, mas sim pelo resultado coletivo decorrente dessa distinção. Iniciamos uma caminhada concreta para garantir a igualdade racial no município em que esperamos que não seja possível retroceder, só avançar”, afirma Ednea Paim.

Sobre o Prêmio

Instituído em 2017, o Prêmio Zumbi dos Palmares é conferido anualmente pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A indicação dos inscritos é feita por entidades vinculadas ao movimento negro com reconhecida atuação no Rio Grande do Sul. A comissão julgadora é formada por representantes da comunidade negra, também com histórico de destaque em favor do povo negro no Estado.

Na categoria cultura, o prêmio foi entregue à Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, de Porto Alegre. Na sessão solene, também foi entregue o troféu Deputado Carlos Santos, um dos mais atuantes parlamentares na defesa da comunidade negra.

Texto: Escritório de Comunicação PMC

[addtoany]