O município de Canoas tem recebido um grande número de imigrantes, entre venezuelanos, senegaleses e haitianos. Para atender à demanda, a Prefeitura está trabalhando para formar uma força-tarefa capaz de auxiliar ainda mais os refugiados. Nesta quinta-feira (3), representantes das diferentes Secretarias Municipais estiveram reunidos para formar um fluxo de trabalho com foco no acolhimento, assistência e encaminhamento ao mercado de trabalho. Ficou acordado que a Diretoria da Igualdade Racial e Imigrantes será a porta de entrada para todas as demandas vindas dos refugiados.
Liderada pela secretária de Desenvolvimento Social (SMDS), Luísa Camargo, e pela diretora da Igualdade Racial e Imigrantes, vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), Joana Tavares, a reunião ainda serviu para definir o contato direto e a atuação de cada Secretaria para dar condições de atendimento em qualquer situação que envolva os imigrantes.
Além disso, ainda ficou estabelecido que o município formará um comitê especial para discutir políticas públicas voltadas aos imigrantes em diferentes frentes, como saúde, educação, segurança, emprego, entre outros.
“Muitas ações estavam sendo realizadas nas diferentes secretarias, o objetivo, agora, é que possamos trabalhar com maior integração e sinergia, tendo um fluxo estabelecido para sermos mais assertivos e efetivos no nosso trabalho junto aos imigrantes”, destaca Joana.