Transeuntes do Calçadão de Canoas ganharam, nesta sexta-feira (12), orientações sobre reciclagem de resíduos e a coleta domiciliar e seletiva realizada no município. Com foco nos jovens, a atividade integrou o eixo sustentabilidade da 16ª Semana da Juventude de Canoas, iniciada no último dia 8 e que segue até o próximo dia 21 de agosto. Um grupo de educadores ambientais ligados ao projeto Canoas Recicla com a Gente, que abrange oito cooperativas contratadas pela Prefeitura, realizou as abordagens durante a tarde.
Além de apresentar o projeto, a ação trabalhou com o esclarecimento de dúvidas quanto ao descarte correto e o fornecimento de informações a respeito das datas e horários da coleta seletiva de acordo com o bairro das pessoas abordadas, informando também sobre os cinco Ecopontos espalhados pela cidade para entrega voluntária de resíduos como entulho de obras, pneus, móveis velhos, restos de poda e madeira. A equipe reforçou a divulgação da coleta específica para reciclagem de lixo eletrônico, e do descarte correto de vidros e isopores, materiais que agora contam com logística reversa – retornam para a indústria para reaproveitamento. Cerca de 50 pessoas foram atingidas com a atividade.
A reciclagem em Canoas é feita em sua maioria por mulheres, que representam 98% dos trabalhadores das cooperativas, constituindo uma atividade ecológica com geração de renda. A 16ª Semana da Juventude de Canoas tem como objetivo a “Transformação do Amanhã” e, além da perspectiva da sustentabilidade, trabalhou temáticas voltadas à mídias, empreendedorismo, educação, e esporte e lazer.
Inscrições abertas para o “1º Madrugadão da Juventude”
Uma madrugada inteira de atividades, torneios e muita diversão acontecerá na virada da noite do dia 17 de dezembro, no Centro Olímpico Municipal de Canoas (COM).