A sensação de calor e abafamento dá lugar à instabilidade que persiste ao longo da semana e poderá resultar inclusive em chuva forte acompanhada de raios e rajadas de vento. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), a combinação de umidade e calor irá produzir nuvens com risco de temporais isolados. Os prognósticos não descartam inclusive a incidência de granizo em alguns pontos do município.
As primeiras precipitações devem ser observadas entre o período da tarde para a noite desta segunda-feira (18). Segundo o Eclima, a tendência de temporais prossegue nesta terça-feira (19), com chuva a qualquer hora, e, na quarta-feira (20), quando o risco de transtornos aumenta com pancadas mais fortes. As previsões meteorológicas indicam temporais, que já podem começar na madrugada, e projeção de até 50 milímetros (mm) de chuva nas 24 horas. O volume poderá ocasionar transtornos como alagamentos em vias públicas. No restante da semana, na quinta e sexta, os riscos com temporais diminuem.
Previsão para os próximos dias: Terça-feira (19): o tempo fica instável com chuva a qualquer hora. Há chance de pancadas fortes e a temperatura despenca. Risco de novos temporais. Mínima de 18°C e máxima de 22°C. Quarta-feira (20): dia de maior risco da semana. Acumulados de chuva serão mais altos com risco de transtornos. A temperatura varia pouco com sensação térmica agradável. Mínima de 18°C e máxima de 21°. Quinta-feira (21): o tempo fica instável com sol, variação de nuvens e pancadas de chuva. De uma forma geral, o risco é baixo para chuvas fortes. Mínima de 20°C e máxima de 24°C. Sexta-feira (22): o sol aparece entre nuvens, com gradual elevação da temperatura. Os modelos não indicam elevado risco. Mínima de 19°C e máxima de 25°C.