Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/II-Seminario-Municipal-de-Combate-ao-Abuso-e-a-Exploracao-Sexual-VINICIUS-THORMANN-22.jpg
Educação

Seminário com profissionais da educação aborda combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann / PMC

Compartilhe

O combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes foi tema de seminário municipal promovido nesta quarta-feira (14), em auditório da Ulbra, em Canoas. Promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SME), por meio do Programa Tempo de Cuidar, em conjunto com o Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a segunda edição do evento no município contou a participação de especialistas no assunto e oportunizou a formação e reflexão junto a profissionais de educação da rede municipal de ensino. “A escola que escuta, acolhe e protege” foi o tema escolhido para esse ano.

O gestor da Unidade do Cuidado da SME, Cleber Melo da Silva, destaca que a iniciativa acontece dentro das atividades relacionadas à Campanha Nacional do Maio Laranja. “É um momento muito importante, pois estamos em maio, que é o mês destinado à conscientização e sensibilização do enfrentamento a esse tipo de violência no nosso País. Esse evento faz parte das nossas ações no enfrentamento a esse tipo de violência. A Unidade de Gestão do Cuidado desenvolve um conjunto de ações nos campos da prevenção e do enfrentamento. O evento de hoje é o segundo seminário municipal relacionado ao tema e está relacionado ao Maio Laranja”, afirma.

A secretaria da SME, Beth Colombo, deu às boas-vindas aos participantes na cerimônia de abertura. “Nós somos a única cidade que tem uma equipe que é para cuidar, olhar, acompanhar, proteger alunos, professores, diretores, orientadores, supervisores, e também as famílias. Quero agradecer aos integrantes do programa Tempo de Cuidar, que é uma modesta, pequena, mas não se cansa de estar cuidando. E estou assumindo um compromisso com vocês de aumentar essa estrutura em termos de recursos humanos e materiais para que possam acolher ainda mais as demandas das escolas”, destaca. Ainda segundo a secretária Beth, dois psicólogos estão chegando para compor a equipe. As escolas da rede municipal de ensino, por meio de suas equipes diretivas, estão trabalhando questões referente ao combate a exploração sexual de crianças e adolescentes dentro do Maio Laranja.

Além de membros do CRAI e CREAS, as mesas de discussões contaram ainda com a participação da juíza do TJRS, Patrícia Tonet; promotora do MPRS, Renata Lucena; delegado da DPCA, Maurício Barison; e conselheiro tutelar Denier Larroyd.